Aos 46 anos, o atual treinador do Eintracht Frankfurt prepara-se para render Jupp Heynckes no Bayern de Munique. Um regresso a casa, 15 anos depois de ter jogado no emblema da Baviera.
Publicidade
Aos 46 anos, Niko Kovač prepara-se para ocupar a sua "cadeira de sonho". O Bayern de Munique confirmou já que avançou para a contratação do atual técnico do Eintracht Frankfurt, que terá, deste modo, a responsabilidade de suceder a Jupp Heynckes, após uma temporada de sucesso para o veterano treinador, que já conquistou virtualmente o título alemão e apurou a equipa para as meias-finais da Liga dos Campeões.
Kovač, um antigo jogador do clube (fez 34 jogos pelos bávaros entre 2001 e 2003), tem protagonizado uma carreira ascensional como treinador, depois de ter começado nas camadas jovens do Red Bull Salzburgo, há nove anos. Desde essa altura, passou pela equipa principal do emblema austríaco antes de transitar para a federação croata, onde desenvolveu trabalho meritório na seleção de sub-21 em 2012/2013, o que lhe valeu a promoção à principal representação do seu país.
Profundo conhecedor do futebol alemão
De regresso à Alemanha (onde havia passado grande parte da sua carreira de futebolista), Kovač despertou a cobiça do Bayern após duas temporadas no comando do Eintracht Frankfurt, equipa que luta esta época por um lugar de apuramento para a Champions League. Trata-se de um técnico jovem, profundamente conhecedor do futebol germânico (para lá do Bayern, também vestiu as camisolas do Hertha de Berlim, do Bayer Leverkusen e do Hamburgo), e adepto de um futebol positivo e ofensivo, matrizes que têm sempre caracterizado as opções táticas do colosso de Munique.
De acordo com a revista "Kicker", o Bayern terá de pagar a cláusula de rescisão do contrato do seu novo técnico ao Eintracht (cerca de 2,2 milhões de euros), uma vez que Kovač tinha um compromisso até 2019 com a equipa de Frankfurt.
Tuchel para Paris
Kovač não será, no entanto, a primeira opção do Bayern, cujo interesse inicial residia na contratação de Thomas Tuchel, outro jovem técnico (44 anos) que, após cinco épocas no Mainz, conduziu o Borussia Dortmund entre 2015 e 2017 (substituindo Jürgen Klopp).
Porém, algumas hesitações do Presidente do Bayern, Uli Hoeness, que pretendia a renovação do contrato de Jupp Heynckes, levaram Tuchel a optar pela saída do país para treinar, na próxima temporada, os franceses do Paris Saint-Germain, onde renderá o espanhol Unai Emery.
* atualizado às 15h12
Bundesliga: Bayern de Munique é hexacampeão!
Bávaros voltam a fazer história. Hamburgo vence Schalke 04 e volta a sonhar com a permanência. Dortmund regressa à vitórias.
Foto: picture-alliance/dpa/A. Gebert
Augsburgo 1-4 Bayern de Munique
1, 2, 3, 4, 5 e 6! O Bayern de Munique é o primeiro hexacampeão na história da Bundesliga. Os bávaros entraram a perder, mas rapidamente deram a volta ao marcador e fizeram a festa em Augsburgo. Tolisso, James Rodríguez, Robben e Sandro Wagner fizeram os golos da goleada em Augsburgo. Resta agora atacar a Liga dos Campeões e a Taça da Alemanha.
Foto: Getty Images/Bongarts/S. Widmann
Hamburgo 3-2 Schalke 04
Jogo impróprio para cardíacos! Schalke entrou a vencer, com um golo de Naldo. Depois, o Hamburgo reergueu-se, e Filip Kostíc e Holtby operaram a reviravolta no marcador. Ao minuto 63, Burgstaller empatou a partida, com o 10º golo na Bundesliga. Mas o momento do jogo estava guardado para o minuto 84. Aaron Hunt, do meio da rua, fez um golo que pode mudar o rumo do Hamburgo. 1ª vitória em 16 jogos.
Foto: imago/MIS/C. Müller
Borussia de Dortmund 3-0 Estugarda
Regresso do Dortmund às vitórias, depois da humilhação sofrida em Munique, aos pés do Bayern, hexacampeão alemão. Christian Pulisic, "Batman" Batschuayi e Maximilian Philipp deram uma vitória categórica ao Dortmund, que interrompeu uma série de oito jogos sem perder para a equipa do Estugarda. Com esta vitória, o Dortmund fica a apenas um ponto do 2º (Schalke 04). O Estugarda mantém o 9º lugar.
Foto: picture alliance/dpa/B. Thissen
Eintracht de Frankfurt 1-1 Hoffenheim
Empate a uma bola num duelo por lugares europeus. O Eintracht marcou primeiro, por intermédio do avançado Luka Jovic, emprestado pelo SL Benfica. 8º golo na Bundesliga para o sérvio, de apenas 20 anos. O tento do empate do Hoffenheim surgiu por, Serge Gnabry, também ele um jogador emprestado, mas, neste caso, pelo Bayern de Munique ao Hoffenheim. O Frankfurt segura o 4º lugar. Hoffenheim é 7º.
Foto: picture alliance/Promediafoto/M. Deines
Colónia 1-1 Mainz
Era um jogo muito importante para as poucas esperanças do Colónia, em se manter na primeira divisão do futebol alemão. Os "bodes" entraram a matar e abriram o marcador logo aos sete minutos. O empate do Mainz chegou na 2ª parte, ao minuto 50. Está quase garantida a descida do Colónia à 2ª divisão do futebol alemão.
Foto: picture alliance/dpa/M. Becker
Borussia de Mönchengladbach 2 - 1 Hertha de Berlim
O Hertha de Berlim foi o primeiro marcar. Cinco minutos antes do intervalo, o costa-marfinense Salomon Kalou abriu o marcador para a equipa de Berlim. Na 2ª parte, o Mönchengladbach entrou com outra atitude e, em três minutos, Thorgan Hazard bisou e deu a vitória à equipa do Mönchengladbach, que fica agora a cinco pontos dos lugares europeus.
Foto: picture-alliance/dpa/I. Fassbender
Friburgo 0-2 Wolfsburgo
O Wolfsburgo venceu em Friburgo e garantiu 3 pontos muito importantes para a luta pela sobrevivência na Bundesliga. O homem do jogo foi Daniel Didavi. O alemão marcou aos 2 e 83 minutos. Grande vitória do Wolfsburgo, que descolou do 16º lugar, ocupado agora pelo Mainz.
Foto: picture-alliance/dpa/P. Seeger
Hannover 2-1 Werder e Bremen
O Hannover voltou a vencer, depois de cinco derrotas consecutivas. A equipa da casa já vencia ao intervalo por 2-0. Embalado por três vitórias consecutivas, o melhor que o Werder de Bremen conseguiu foi reduzir para 2-1, por intermédio de Belfodil. Com esta vitória, o Hannover mantém o 13º lugar, a um ponto do Bremen (12º).