Novo Hospital Geral de Nampula, para quando?
10 de junho de 2023Em 2018, o governo de Moçambique tinha prometido concluir as obras e entregar o novo Hospital Geral de Nampula, mas o prazo não foi cumprido. No início deste ano, em fevereiro, o vice-ministro da Saúde, Ilesh Jani, fez uma nova promessa.
"A nossa estimativa é que esta obra fique pronta até dezembro de 2023 e estamos a sincronizar toda parte da obra com os equipamentos necessários para operacionalizar o hospital e também com a questão dos recursos humanos", assegurou.
As obras do Hospital Geral de Nampula começaram em 2017, no bairro de Natikire, na cidade de Nampula e a conclusão estava prevista para junho de 2018.
"Discurso mudou"
Recentemente, porém, o Secretário de Estado de Nampula, Jaime Neto, visitou as obras e o discurso mudou, dizendo que após interação com a empresa adjudicada para esta segunda fase, seria preciso mais um ano.
"Da interação que nós tivemos com a empresa adjudicada para esta segunda fase, a explicação que nos deram [foi a de que], de hoje até o fim da obra, requer-se um ano para iniciar o funcionamento", disse.
O secretário também explicou que a primeira empresa adjudicada foi a CETA - Engenharia e Construção, mas que houve paralisação por "motivos já conhecidos", disse, de alegadas irregularidades "do lado governo, e no pagamento ao empreiteiro".
A nova promessa, porém, está a irritar os cidadãos residentes nas imediações do hospital em construção. Florêncio André é um deles e diz que o atual Presidente, Filipe Nyusi, não "tem vontade" de terminar esta obra do hospital geral, que se iniciou no seu primeiro mandato, em 2017.
"É lastimável para a população que percorre longas distâncias à procura de serviços sanitários", disse.
Irregularidades
A DW África apurou que o primeiro empreiteiro, a CETA - Engenharia e Construções, abandonou as obras devido a alegadas irregularidades relacionadas com o pagamento pelo Governo.
O cidadão Florêncio exige a melhor aplicação dos seus impostos. "Não faz sentido. É uma obra que devia estar pronta dentro de um ano, mas já se passaram cinco anos", desabafa, "é lamentável para nós, que pagamos os impostos para ver efetivadas as atividades do governo", argumemtou.
Também a moradora de Natikire, Claudina Faustino, lamenta a situação e pede entrega das obras "o mais rápido possível". "Já faz tempo que esta situação nos preocupa - é a terceira vez que é adiada", diz. "Queremos que venha alguém e minimize estas distâncias que percorremos dia após dia", acrescenta.
O Hospital Geral de Nampula deverá ter uma capacidade de 350 camas, com todos os serviços necessários e equipamentos de ponta. Está pensado para descongestionar o Hospital Central de Nampula, o maior do norte de Moçambique.