1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

ONU mobiliza ajuda para PJ guineense combater droga no país

Lusa
12 de setembro de 2024

Nações Unidas vão "mobilizar mais financiamento" para ajudar os esforços da Guiné-Bissau "na luta contra o tráfico de drogas e a criminalidade organizada", anunciou, esta quinta-feira, a representante no país.

Jato privado com droga apreendido
PJ guineense apreendeu, no fim de semana, jato privado com mais de 2,6 toneladas de cocaína no Aeroporto Internacional Osvaldo VieiraFoto: Polícia Judiciária, Guiné-Bissau

As Nações Unidas estão disponíveis para dar "todas as condições" à Polícia Judiciária (PJ) guineense no combate ao tráfico de drogas, disse hoje a representante em Bissau da agência da ONU sobre a Droga e Crime Organizado (UNODC).

Acompanhada da nova coordenadora residente do sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau, a canadiana Geneviève Boutin, a responsável da UNODC, Ana Cristina Andrade, visitou as instalações da direção central da PJ guineense, para apresentar felicitações sobre a recente operação que culminou na apreensão, no aeroporto de Bissau, de uma aeronave, procedente da Venezuela, com mais de 2,6 toneladas de cocaína.

O aparelho, um jato privado Gulfstream IV, e as cinco pessoas que vinham a bordo foram apreendidos e detidos pela PJ guineense e entregues ao Ministério Público.

Jato apreendido com drogas em Bissau: E agora?

10:01

This browser does not support the video element.

Ana Cristina Andrade, de nacionalidade cabo-verdiana, notou que a UNODC acompanha o dossiê da apreensão da droga e a visita hoje às suas instalações visou transmitir encorajamento.

A visita destinou-se a "fazer o reconhecimento e dar todas as condições para que a Polícia Judiciária prossiga o seu trabalho em estreita colaboração com as outras polícias a nível internacional, para que a rede envolvida nesta operação seja desmantelada", precisou.

"Confiança" na PJ guineense

A responsável adiantou que a UNODC vai "mobilizar mais parceria, mais financiamento" para ajudar os esforços da Guiné-Bissau "na luta contra o tráfico de drogas e a criminalidade organizada".

"Enquanto UNODC estamos satisfeitos pelo importante trabalho feito pela Polícia Judiciária", declarou Ana Cristina Andrade, destacando que a forma como a operação foi desenvolvida revela a "confiança" na PJ guineense por parte de agências policiais internacionais.

Cristina Andrade afirmou que a sua agência vai continuar a acompanhar o dossiê, para que a operação tenha sucesso "em todas as etapas da justiça criminal".

A responsável da ONU acrescentou que a ação desenvolvida pela PJ representará menos presença da droga na sociedade em geral, mais saúde e mais proteção para as crianças e adolescentes, mas também menos presença daquele produto a circular a nível regional e global.

Em debate: Drogas, instabilidade e o futuro da Guiné-Bissau

59:32

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema