1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ossufo Momade: "Querer assaltar o poder não é a nossa regra"

27 de março de 2026

Ossufo Momade não se candidata mais à liderança da RENAMO, mas garante que só larga o poder depois do congresso. "Não é altura aqui de alguém dizer «vou ser presidente», isto não vai acontecer aqui na RENAMO", garantiu.

Moçambique| Ossufo Momade, líder da RENAMO em Manica
Foto: Bernardo Jequete/DW

Depois de uma ausência inicial da reunião de generais e oficiais superiores da RENAMO, em Manica, o líder do partido chegou ao evento acompanhado da sua equipa e de polícias, deixando claro o nível de tensão que a segunda maior força da oposição em Moçambique vive.

"Não é altura aqui de alguém dizer que «vou ser presidente», isto não vai acontecer aqui na RENAMO. Nós lutamos por uma democracia, temos de fazer acontecer essa democracia, temos. Querer assaltar o poder não é a nossa regra, não é nosso vocabulário. Assaltar, fazer golpe, não senhor!", afirmou Ossufo Momade. 

Há mais de um ano que uma grande parte dos membros do partido exige reiteradamente a saída de Ossufo Momade da liderança da perdiz. Os descontentes, na sua maioria desmobilizados da guerra dos 16 anos, chegaram até a tomar as delegações do partido em algumas partes do país.

Para quando o congresso?

Mas Momade, que foi escolhido segundo os regulamentos do partido, não cede à pressão e garante que só sairá da liderança após o congresso, que ainda não tem data marcada, momento em que uma nova votação interna para o novo líder vai acontecer.

Porém, os descontentes do partido acusam a cúpula de tentar postergar, com más intenções, todos os procedimentos que visam preparar o congresso. Esta sexta-feira (27.03), Momade se distanciou das acusações afirmando: "Ninguém recusou a realização do congresso, ninguém".

Manica: Ex-guerrilheiros da RENAMO defendem Momade

02:46

This browser does not support the video element.

Ossufo Momade, que não terá aceite debater a crise com os seus detratores internos nos últimos meses, apreciou, entretanto, o encontro desta quinta e sexta-feira (26 e 27.03) em que participaram nomes sonantes da RENAMO, como Manuel Bissopo, André Magibiri e Alfredo Magumisse, afirmando que "é falando que a gente se entende".

Momade acusado de afundar a RENAMO

Ossufo Momade, que é visto por muitos moçambicanos como incapaz de liderar a RENAMO e até acusado de ter afundado o partido, viu a sua formação ser rebaixada do estatuto de maior força da oposição, lugar que ocupou por mais de 30 anos.

O líder condenou ainda o que considera ser "linchamento de caráter" no seio da formação e acusou "os irmãos de mancharem a imagem do partido nos tribunias", em alusão à António Muchanga que interpôs uma providência cautelar contra a RENAMO pela sua suspensão da formação. Momade entende que essas querelas internas ameaçam os objetivos do partido, principalmente no contexto das eleições que se avizinham.

Momade pediu, por isso, "disciplina e união interna" e dirigiu-se particularmente aos seus contestatários: "Apelo para os irmãos abandonarem as delegações, que impedem o pleno funcionamento." "Chega de favorecer o inimigo!", exigiu Momade.

"O nosso destino é ser alternativa de governação e coloquemos os superiores interesse do nosso partido acima dos interesse pessoais, porque juntos somos mais fortes", exigiu.

Ficou decidido no encontro a realização do Conselho Nacional ao longo do primeiro semestre deste ano, e neste encontro se deverá marcar a data para o esperado Congresso Extraordinário ou Ordinário. 

 

Crise na RENAMO: Ações de Muchanga são estratégia para sair?

19:28

This browser does not support the video element.

 

Saltar a secção Mais sobre este tema