1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Palma: Governo está a trabalhar para retorno de deslocados

DW (Deutsche Welle)
10 de abril de 2021

Autoridades em Cabo Delgado garantem estar a trabalhar para o retorno dos deslocados a Palma, duas semanas após ataques armados. Esforços surgem depois da vila estar controlada na sua totalidade pelas forças do Governo.

Deslocados aguardam em Pemba o dia em que poderão regressar a PalmaFoto: DW

O governador da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, visitou esta sexta-feira (09.04) o centro transitório de deslocados de Pemba para consolar e transmitir mensagens de esperança às famílias que se viram obrigadas a fugir de Palma devido aos ataques dos terroristas.

No local, o governante ofereceu leite artificial aos bebés, tendo também garantido mais apoios às famílias de modo a minimizar o seu sofrimento.

Valige Tauabo assegurou estar em curso o abastecimento ao distrito de Palma em alimentos e outros produtos em apoio aos cerca de 60 mil residentes que não tinham conseguido abandonar o distrito durante invasão de insurgentes, a 24 de março.

"Nós temos um grosso de mais ou menos 60 mil habitantes que neste momento estão ainda em Palma. Com todo aquele impacto negativo que [o ataque armado de terroristas] trouxe, eles não saíram e o Governo, sem excluir estes que estão aqui na cidade, está também a priorizar a criação de condições para fazer chegar os produtos alimentares em Palma", explicou o governante local.

Deslocados que fugiram dos ataques em PalmaFoto: DW

Retorno dos deslocados

Paralelamente, Valige Tauabo disse estar em curso a criação de condições que permitam o retorno destas famílias a Palma. "É o trabalho que o Governo está a realizar, mas sem pormos a parte de que voltar para casa também requer aferirmos uma boa segurança. Então, há um conjunto de trabalho que se deve fazer para ajudarmos estas famílias".

Na quinta-feira (08.04), também durante uma visita ao centro transitório de deslocados em Pemba, o secretário de estado na província de Cabo Delgado assegurou que as Forças de Defesa e Segurança estão no terreno a garantir a ordem e segurança em Palma o que poderá propiciar o retorno dos deslocados.

Armindo Ngunga afirmou que "a tropa está a trabalhar para manter a ordem e segurança”. "Nós vamos controlar mais alguns dias. Depois disso, havemos de nos organizar para voltarmos", explicou.

Casas de banho do centro transitório de deslocados em PembaFoto: DW

Apoio às famílias

No centro transitório de Pemba, alguns deslocados afirmam que têm recebido apoio básico das autoridades e organizações humanitárias para garantir a sua sobrevivência.

Entretanto, há quem peça abrigo para descongestionar o local:

"Temos alimentação, casas de banho em condições, temos água para beber e atender outras necessidades, não é igual a estar na nossa casa. Por isso, estamos a pedir para pelo menos o Governo arranje-nos tendas, dê-nos um lugar para fixá-las e cada pessoa possa ficar com a sua família. Isso vai melhorar a nossa condição", disse à DW África um dos deslocados naquele centro em Pemba.

Saltar a secção Mais sobre este tema
Saltar a secção Manchete

Manchete

Saltar a secção Mais artigos e reportagens da DW