1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
ConflitosRepública Democrática do Congo

Papa visita República Democrática do Congo no fim de janeiro

Reuters
23 de janeiro de 2023

O Papa Francisco deverá deslocar-se à República Democrática do Congo (RDC) de 31 de janeiro a 3 de fevereiro. A primeira visita de um papa desde 1985 pretende curar feridas que "ainda sangram", anunciou o Vaticano.

Foto: VATICAN MEDIA/ipa-agency.net/IMAGO

Os preparativos para receber o Papa Francisco já estão em curso no país, onde se encontra a maior comunidade católica do continente africano, formada por 45 milhões de pessoas.

"O Congo que hoje recebe o Papa não é o mesmo que recebeu o Papa João Paulo II há 38 anos", disse à agência Reuters Ettore Balestrero, enviado especial do Vaticano a Kinshasa, à Reuters.

"Infelizmente, tem havido guerras e conflitos que continuam. Ele vem consolar o povo e curar feridas que ainda estão a sangrar", acrescenta.

"O Congo é uma emergência moral que não pode ser ignorada", disse ainda à à agência Balestrero.

Combates entre exército e M23

O Papa tinha planeado visitar a cidade oriental de Goma quando a viagem foi anunciada oficialmente, mas essa etapa da viagem foi cancelada após o ressurgimento dos combates entre o exército e o grupo rebelde Movimento 23 de Março (M23).

De acordo com o programa da visita divulgado pelo Vaticano, espera-se que Francisco se encontre com vítimas do leste do país, no dia 1 de fevereiro, e com líderes de instituições de caridade católicas.

"Historicamente, a Igreja neste país tem acompanhado a consolidação da consciência democrática e tem sido frequentemente o porta-voz das necessidades mais urgentes da população", lembra ainda o enviado do Vaticano a Kinshasa.

Saltar a secção Mais sobre este tema
Saltar a secção Manchete

Manchete

Saltar a secção Mais artigos e reportagens da DW