1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Parceria comercial entre a Líbia e Moçambique não foi afectada pela crise política

6 de abril de 2011

No sul de Moçambique uma fábrica de arroz está a ser erguida com dinheiro líbio. Não se fala em terminar o projecto por causa da situação na Líbia, muito pelo contrário, as expectativas são grandes.

A produção de arroz em Matutuíne é a esperança não só para a região, mas para o país. Este é um dos princípais produtos da dieta alimentar moçambicanaFoto: AP

A parceria comercial entre a Líbia e Moçambique, em princípio, parece não ter sido afectada pela crise política que atinge o primeiro país. Pelo menos o projecto de produção e processamento de arroz em Matutuíne, no sul de Moçambique, prossegue sem nenhum sobressalto, afirma o administrador do distrito.

A empresa "Lybia Africa Investment Portfolio", LAP, investiu neste projecto, denominado "Bela Vista Rice Project" 21 milhões de euros, e pretende com isso produzir 40 mil toneladas do produto. Neste momento as atividades de colheita e construção da fábrica prosseguem no terreno segundo Avelino Muchine. O administrador diz também que já se vem resultados no terreno, Muchine sublinha :"Temos lá moçambicanos a trabalharem e também estrangeiros. A empresa interveio com benefícios sociais".

Procura maior que a oferta

A produção de arroz em Moçambique baixou muito depois da independência, emborao arroz seja um das bases da alimentação local. De acordo com a LUSA, a agência de notícias de Portugal, o país consome 600 mil toneladas de arroz, das quais produz apenas 285 mil. Segundo o administrador de Matutuíne as expectativas quanto a este projecto são grandes, afinal as condições naturais para que ele vingue são das melhores.

Mas se por uma eventualidade o projecto for interrompido por causa da crise líbia quais seriam as consequências para a Matutuíne? Avelino Muchine aponta duas delas: "A primeira perda seria o relançamento da produção de arroz, a segunda seria a mão de obra que ficaria sem encaminhamento".

Na imagem uma mulher trabalhando a terra. O projecto do arroz em Matutuíne emprega muitas mulheres da regiãoFoto: DW

Já há ganhos

Os benefícios do "Bela Vista Rice Project" nesta região, que inciciou em finais do ano passado, entretanto, já se fazem sentir também a outros níveis na vida das populações segundo o administrador da região, a empresa apoia-os na manutenção das estradas, no transporte de pessoas nas redondezas e que lá já há uma rede de energia eléctrica. Avelino Muchine conta ainda com o apoio desta empresa alguns projetos tais como a construção de uma esquadra de polícia, "E para tudo isso contamos com o apoio deste projecto", finaliza Avelino Muchine.

Tentamos ouvir a direcção da "Bela Vista Rice Project", para conhecermos um pouco mais sobre o acordo comercial entre partes da Líbia e Moçambique, mas esta recusou-se a dar uma entrevista, embora nos tenha garantido que o projecto segue como estava previsto, sem qualquer alteração.

Autor: Nádia Issufo
Revisão: Helena de Gouveia

Saltar a secção Mais sobre este tema