1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Parlamento angolano aprova Orçamento Geral de Estado revisto

Lusa
28 de julho de 2020

Orçamento Geral de Estado (OGE) revisto para 2020 prevê vários cortes devido à quebra de receitas decorrente da pandemia da Covid-19.

Angola Parlament
Foto: DW/B. Ndomba

A proposta de Lei do Orçamento Geral de Estado (OGE) revisto para 2020 foi aprovada com 139 votos a favor do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), 50 votos contra da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) e da Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) e sete abstenções do Partido de Renovação Social e deputados independentes.

O OGE revisto para o exercício económico de 2020, com um corte de 15,7% comparativamente ao orçamento em vigor, será financiado em 45,5% por receitas fiscais e 54,5% através de um plano de financiamento que reflete a redução significativa das receitas fiscais, que contraíram perto de 30% face ao OGE atual.

Clínica dentária

O Projeto de Resolução traz, entre várias recomendações, a revisão das dotações orçamentais por órgãos atribuídas em duplicado ao Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e da Indústria e Comércio, bem como que seja retirada do orçamento de investimentos públicos da Presidência da República a componente do projeto relativo à adaptação do centro clínico dentário no valor de 745,4 milhões de kwanzas (1,1 milhões de euros), que deve ser adstrita à dotação do Ministério da Saúde no Projeto de Combate à Malária, passando para o valor de 2, 2 mil milhões de kwanzas (3,3 milhões de euros).

Os deputados recomendaram ainda que, nesta fase da Covid-19, seja prestada maior atenção à criação de infraestruturas que suportam as tecnologias de informação e comunicação para que os cidadãos possam exercer as suas atividades do teletrabalho e teleaulas e permitir o relacionamento entre as famílias e também que se reforce as dotações orçamentais para a investigação científica, com prioridade para a pandemia do novo coronavírus.

Angola: A dura vida da população do bairro Povoado

02:37

This browser does not support the video element.

O grupo parlamentar do MPLA, na sua declaração de voto, justificou o voto a favor por considerar prudentes e realistas os argumentos de razão que fundamentaram a revisão do OGE.

Segundo a deputada Luísa Damião, o grupo parlamentar do MPLA considera que este orçamento transmite uma forte e clara mensagem de "que é possível transformar a crise numa oportunidade para melhorar a qualidade da despesa pública, fazer mais e melhor com menos, gerir os recursos com mais transparência, equilibrar as contas públicas, apostar decididamente na produção nacional e impulsionar a diversificação da economia".

Já a representação parlamentar da FNLA considerou que o atual orçamento revisto ocorre em circunstâncias difíceis, resultante da pandemia que afeta gravemente a economia mundial, particularmente a de Angola, tendo votado a favor porque em primeiro lugar deve estar o interesse público nacional.

Lucas Ngonda sublinhou que sendo o orçamento um instrumento de políticas públicas para o bem-estar das populações e combate à pobreza, a FNLA entendeu votar a favor deste OGE revisto.

UNITA critica estratégia económica

Por seu turno, o deputado Maurílio Luiele, do grupo parlamentar da UNITA, disse que o voto contra deveu-se ao facto de o documento não ter esboçado medidas para transformar a economia de Angola no sentido de reduzir significativamente a sua dependência do petróleo, garantir a estabilidade macroeconómica e atender as necessidades decorrentes da emergência sanitária imposta pela pandemia da Covid-19.

"A proposta de revisão do OGE, contudo, não espelha a estratégia do Executivo para reverter a tendência negativa da economia angolana, que vem se estabelecendo há cinco anos, com implicações sociais profundas patentes no aumento do desemprego, sobretudo em jovens, e o aumento do crescimento da pobreza multidimensional", frisou Maurílio Luiele.

Por sua vez, o deputado da bancada parlamentar da CASA-CE, Manuel Fernandes, considerou que a lei deste OGE revisto está transformada numa lei de agravamento e desagravamento de impostos, quando os mesmos devem acontecer apenas em sede de análise das próprias leis que dão corpo ao pacote tributário.

"Gostaríamos de apelar ao Executivo para tornar o processo de orçamentação mais participativo entre os atores da sociedade política, civil e outros, com vista a aprofundar a prática da democracia participativa, por via da gestão combinada, mediante a participação da população direta, e melhorar o processo de distribuição da riqueza", referiu.

Angola: Sobreviver do lixo durante a pandemia

01:43

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema