1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Vídeo pede a libertação dos ativistas em Angola

Joana Rodrigues21 de julho de 2015

No dia em que se assinala um mês desde a detenção dos ativistas em Luanda, várias personalidades angolanas e estrangeiras divulgam um vídeo no qual pedem a libertação dos presos políticos.

Foto: picture-alliance/dpa

“Nós, cidadãos independentes de Angola e do mundo, vimos por este meio apelar às autoridades angolanas para que libertem imediatamente os jovens democratas, detidos em Luanda no dia 20 de Junho de 2015, sob a acusação de tentativa de Golpe de Estado.”

“Liberdade já” é o nome do vídeo em que várias personalidades angolanas e estrangeiras pedem a libertação dos presos políticos angolanos.

Esta segunda-feira (20.07), assinala-se um mês desde a detenção dos 15 ativistas, em Luanda, acusados de prepararem um golpe de Estado e de atentarem contra a vida do Presidente, José Eduardo dos Santos. Também Marcos Mavungo, detido a 14 de março em Cabinda, ainda não foi libertado.

Os escritores Ondjaki e José Eduardo Agualusa, os músicos Aline Frazão e Paulo Flores, e os artistas Pedro Coquenão ou Kalaf Epalanga, estão entre as 25 personalidades que apelam neste vídeo à libertação imediata dos presos políticos.

José Patrocínio, coordenador da OMUNGA, uma organização não-governamental angolana, é um dos intervenientes nesta iniciativa. O ativista dos direitos humanos acredita que é urgente pressionar a comunidade internacional para que tome uma posição quanto à supressão das liberdades fundamentais em Angola.

José Patrocínio, coordenador da organização não-governamental angolana OMUNGAFoto: DW/Sul d'Angola

“Nós estamos a participar por questões de cidadania. Eu sou um ativista, sou um cidadão, e estou extremamente preocupado com as questões que se passam no meu próprio país. A situação da liberdade de expressão tem vindo a agravar-se e a degradar-se dia após dia. A detenção destes jovens e os argumentos para essa mesma detenção são prova evidente de que temos que fazer alguma coisa urgentemente para impedir que pior venha a acontecer. Cada vez mais iniciativas de denúncias, de protestos e de solidariedade estão a surgir com toda esta situação. Há que pressionar a União Europeia, que tem grandes interesses e até agora não tomou qualquer posição”, defende.

“A democracia não existe”

Luís Araújo, outro ativista angolano que aderiu a esta iniciativa, acusa o Governo de ter aumentado a repressão.

“A ideia para este vídeo surgiu de um grupo de cidadãos que estão inquietos com a situação que se está a desenvolver em Angola. O Estado de Direito é uma farsa, a democracia não existe, e é uma situação em que só o ditador e o seu partido ganham eleições, e portanto os cidadãos começam a procurar gerar alternativas para mudar esse quadro.”

O ativista espera que este vídeo e outras demonstrações de solidariedade semelhantes possam ter alguma influência no destino dos detidos: “Eu estou solidário, pois que próprio já fui vítima de tentativa de assassinato em Luanda. Desejo que aquela ditadura termine o mais rápido possível, para que possamos ter democracia e um Estado de Direito, possamos entrar numa fase em que o país esteja preocupado com o desenvolvimento humano, e que se produza finalmente a harmonia social que sempre se esperou desde a luta contra o colonialismo e que não temos, nem nunca tivemos.”

Personalidades angolanas e estrangeiras pedem a libertação dos ativistas em Angola

This browser does not support the audio element.

Ainda não houve nenhuma resposta por parte dos responsáveis governamentais, explica Luís Araújo. “É um regime que não dialoga nem responde. Toda a sociedade angolana está inquieta. Estão todos em desacordo com a corrupção galopante com que o senhor ditador enriqueceu. Toda a gente está em desacordo com a situação calamitosa da saúde, com o desenvolvimento urbano e os imensos musseques que contrastam com os condomínios para ricos e para estrangeiros. Toda a gente está farta disso! A maioria da população está excluída do desenvolvimento.”

Luís Araújo conclui que “estamos face a um endurecimento da ditadura”, e prevê que “a prazo estaremos numa situação em que os angolanos que ousam pensar e refletir de forma diferente vão ter de se exilar e sair do país.”

Os protagonistas do vídeo “Liberdade já!” argumentam que o facto de ainda não terem sido apresentadas provas desde as detenções é motivo suficiente para libertar os ativistas.

“A maior riqueza de Angola não é o petróleo. Não são os diamantes. A maior riqueza de Angola são as pessoas. Pessoas com ideias diferentes e um desejo comum de liberdade. Os jovens presos lutam por uma Angola democrática, pacífica e socialmente mais justa”, referem. Solidarizando-se com a sua luta, acrescentam: “Nós Também”.

Vídeo "Liberdade já"

Saltar a secção Mais sobre este tema

Mais sobre este tema

Ver mais artigos