O Bayern Munique tem quase metade do plantel em confinamento e os campeões estão longe de estar sozinhos. Com os jogadores que regressam das férias de Inverno em todo o mundo, poderá a Bundesliga regressar como planeado?
Publicidade
Com o regresso dos jogadores, treinadores e equipa técnica da Bundesliga após mais de duas semanas de férias de Inverno, os relatos de casos de coronavírus começaram a aumentar entre os clubes.
O líder da liga e campeão, Bayern Munique, vai abrir a segunda volta da Bundesliga frente ao Borussia Mönchengladbach, esta sexta-feira (07.01), mas relatou que pelo menos nove jogadores deram positivo para a Covid-19 só esta semana, incluindo Leroy Sané, Manuel Neuer, Dayot Upamecano, Alphonso Davies e Kingsley Coman. Consequentemente, chegou a haver rumores de que o jogo poderia ser suspenso. O diretor desportivo do Gladbach, Max Eberl, disse na quarta-feira (05.01) que "o Bayern queria cancelar o jogo, mas, em última análise, a decisão final seria da DFL", a Liga Alemã de Futebol.
Stuttgart, Hertha Berlin, RB Leipzig, Gladbach e Borussia Dortmund estão entre uma série de equipas que também têm jogadores importantes infetados e indisponíveis para este fim-de-semana.
Embora os espectadores, mesmo os vacinados e com testes negativos, permaneçam afastados, o futebol deverá continuar dentro dos possíveis, num campeonato que se destacou por ser a primeira grande Liga a retomar os jogos em maio de 2020, já com pademia e sem vacina.
Com requisitos mínimos, haverá sempre jogo
Até agora, apenas um jogo nas duas primeiras divisões alemãs, ambas dirigidas pelo DFL, foi cancelado devido ao coronavírus esta época, o St. Pauli vs. Sandhausen na 2. Bundesliga, em novembro de 2021.
"O jogo foi adiado porque o SV Sandhausen não tem o número mínimo de jogadores disponíveis exigido pelos regulamentos da DFL", disse a organização na altura.
Os regulamentos de higiene da liga estão expostos na íntegra no site oficial da DFL e os clubes podem solicitar o adiamento se tiverem menos de 15 jogadores, incluindo um guarda-redes. Até agora, a DFL não respondeu a uma pergunta da DW sobre se o Bayern, ou quaisquer outros clubes, solicitaram um adiamento.
Dado que Joshua Kimmich ainda recupera de uma infeção por Covid-19, Leon Goretzka continua afetado por sucessivas lesões, e Eric-Maxim Choupo Moting e Bouna Sarr estão no CAN 2021, até mesmo um dos planteeis mais fortes da Bundesliga está a sentir a tensão. Num dos últimos treinos, o Bayern ficou sem dez jogadores de campo e dois guarda-redes.
O jogo Bayern Munique vs. Borussia Mönchengladbach vai mesmo ter lugar esta sexta-feira. Mas Florian Kohfeldt, técnico do Wolfsburg, lamenta que "jogos como o desta noite decorram nestes moldes". Kohfeldt entende que, como treinador, é "difícil aceitar" que tantos jogadores tenham de ser substituídos.
Publicidade
Adiamentos inevitáveis?
Surtos semelhantes têm sido vistos regularmente na Premier League inglesa durante o Inverno, o que levou a 17 adiamentos, a uma tabela classificativa desigual e a acusações de clubes que utilizam os regulamentos a seu favor. Mas, ao contrário do que acontece na Alemanha, os estádios permanecem na sua capacidade máxima.
Embora a Bundesliga mantenha o silêncio sobre este assunto, o director desportivo do Wolfsburg, Jörg Schmadtke, disse ao portal de futebol "Sportbuzzer" que os adiamentos são uma possibilidade.
"Tenho receios, embora não para o próximo fim-de-semana. Mas acredito que a Covid-19 irá influenciar o calendário de jogos".
Bundesliga | Robert Lewandowski marcou o golo 69 em 2021 e igualou Cristiano Ronaldo
O Bayern Munique fechou a primeira volta com uma goleada (4-0) sobre o Wolfsburg e Lewandowski, o melhor do mundo (FIFA), marcou e bateu mais um recorde no campeonato.
Foto: Matthias Hangst/Getty Images
Colónia 1-0 Stuttgart
Está a viver um grande momento de forma. Anthony Modeste, aos 89 minutos, deu a vitória ao Colónia, que fecha o ano com duas vitórias seguidas. Modeste, avancado de 33 anos, soma 11 golos em 17 jogos.
Foto: Lars Baron/Getty Images
Freiburg 2-1 Bayer Leverkusen
Grande vitória do Freiburg, que salta para um lugar de Liga dos Campeoes! Grifo marcou primeiro aos 33 minutos, de grande penalidade. Ainda na primeira parte, Aranguiz empatou para o Leverkusen aos 45+1. Já na segunda parte, Schade (foto) fez o golo da vitória aos 84 minutos.
Foto: Kaspar-Bartke/Getty Images
Hertha Berlim 3-2 Borussia Dortmund
O título já parece uma miragem para o Dortmund. Brandt até deu vantagem ao Dortmund, ao marcar aos 31 minutos. Belfodil empatou aos 51 e Richter virou o marcador com um bis. Tigges ainda reduziu, mas tarde demais.
Foto: Dennis Ewert/RHR-FOTO/picture alliance
Bayern Munique 4-0 Wolfsburg
Logo aos sete minutos, Thomas Müller abriu o marcador, no jogo número 400 do jogador na Bundesliga. Já na segunda parte, Upamecano dobrou o marcador. Aos 59 minutos, Sané deu contornos de goleada ao resultado, com um belo golo em arco, de pé esquerdo. Aos 87 minutos, Lewandowski fez o 4-0, o golo 69 em 2021 e o golo 43 na Bundesliga no mesmo ano, um novo recorde.
Foto: Christof Stache/AFP/Getty Images
RB Leipzig 0-2 Arminia Bielefeld
Grande vitória do Arminia em casa do Leipzig e jogou 20 minutos com apenas dez unidades, devido à expulsão de Klos aos 70 minutos. Antes, já na segunda parte, Serra (foto) abriu o marcador para o Arminia. Aos 75 minutos, um dos melhores jogadores da equipa, Okugawa, gelou por completo a equipa do RB Leipzig e confirmou a vitória do Arminia. RB Leipzig termina a primeira volta no 9 lugar...
Foto: Ronny Hartmann/AFP/Getty Images
Bochum 0-1 Union Berlin
Regresso do Union Berlin às vitórias, depois de um empate e uma derrota nos últimos dois jogos. O único golo da partida foi marcado aos 16 minutos, por intermédio de Max Kruse.
Foto: Lars Baron/Getty Images
Eintracht Frankfurt 1-0 Mainz 05
O Eintracht fecha 2021 com tres vitórias consecutivas na Bundesliga! Lindstrom, aos 35 minutos, fez o único golo da partida.
Foto: Patrick Scheiber/Jan Huebner/imago images
Hoffenheim 1-1 Borussia Mönchengladbach
Tudo parecia encaminhado para o Mönchengladbach somar a primeira vitória depois de quatro derrotas seguidas. Aos 35 minutos, Breel Embolo abriu o marcador para o Mönchengladbach. Mas, o murro no estomago veio já para lá do minuto 90, com Akpoguma a salvar o ponto para o Hoffenheim, que poderá fechar o ano em lugares de Liga dos Campeoes.
Foto: Thomas Voelker/Jan Huebner/imago images
Greuther Fürth 0-0 Augsburg
Jogo muito pobre de duas equipas que precisam de pontos para se manterem na Bundesliga para a próxima época. O Greuther Fürth continua em último lugar, com apenas 5 pontos em 17 jogos e não depende apenas de si próprio para "sobreviver" na elite do futebol alemão.