1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Polícia impede manifestação contra "regalias" em Maputo

mp
11 de maio de 2021

Estudantes organizaram uma manifestação na capital moçambicana contra a aprovação dos subsídios aos funcionários do Parlamento. A polícia impediu o protesto e reforçou a segurança na Assembleia da República.

Mosambik I Schnellinterventionseinheit UIR der mosambikanischen Polizei
UIR foi chamada para intervir (foto de arquivo)Foto: Roberto Paquete/DW

A polícia reprimiu uma manifestação pacífica de estudantes esta terça-feira (11.05) em Maputo. O grupo saia de uma concentração na Praça da Independência rumo á Assembleia da República quando foi obstruído pela polícia por alegada falta de autorização. Um estudante foi detido e não há informações de feridos.

Segundo informações da equipa de reportagem da DW África, foi instalado um forte esquema de segurança no Parlamento moçambicano e uma faixa foi bloqueada na avenida 24 julho.

A aprovação no Parlamento das chamadas "regalias” para  agentes e funcionários da Assembleia da República na última quarta-feira (05.05) gerou indignação em vários setores da sociedade moçambicana. Organizações da sociedade civil organizam uma petição contra a aprovação dos subsídios.

Um dos alvos de revolta é o "subsídio de atavio" para os funcionários e agentes parlamentares expostos em ambientes solenes e protocolares a serem definidos pela comissão permanente da Assembleia da República. Outro é o de "sessão" no qual o funcionário parlamentar tem direito a uma senha de presença diária, ou seja, basta estar presente e já ganha dinheiro.

Moçambique: Marcha pelo fim da violência contra a mulher

01:56

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema