Polícia investiga disparo contra Sonangol em Luanda
Lusa
19 de outubro de 2016
Suspeita-se que uma janela do edifício-sede da petrolífera estatal Sonangol, em Luanda, tenha sido alvejada com um projéctil de arma de fogo. Incidente não provocou feridos porque na altura não estava ninguém na área.
Publicidade
No 16.º andar do edifício da petrolífera estatal foi detetado um buraco numa janela, que se presume ter sido provocado por uma bala, disse à agência de notícias Lusa fonte do comando provincial de Luanda da Polícia Nacional.
"Confirma-se que há lá um buraco e presume-se que seja de um projétil de uma arma de fogo", confirmou a mesma fonte, que acredita que o disparo aconteceu no domingo (16.10).
Os técnicos do laboratório da polícia estão neste momento a trabalhar "no sentido de determinar uma eventual trajetória do disparo".
Incidente sem feridos
Segundo a polícia, o incidente não provocou qualquer ferido porque na altura do alegado disparo não se encontrava ninguém naquela área do edifício, na baixa de Luanda, uma zona em que "mesmo nos dias normais de funcionamento não terá qualquer movimento".
"Presume-se que tenha sido um projétil disparado de fora para dentro, mas não se apanhou qualquer invólucro no interior", disse ainda a fonte.
A Polícia Nacional de Angola remeteu mais informações sobre este caso para uma fase posterior da investigação.
A Sonangol, empresa pública concessionária do setor petrolífero em Angola, é desde junho liderada por Isabel dos Santos, presidente do conselho de administração e administradora não executiva, nomeada para o cargo pelo pai, o Presidente José Eduardo dos Santos.
O que não é de Isabel dos Santos em Luanda?
Em Luanda, facilmente se percebe os investimentos de Isabel dos Santos. A filha do ex-Presidente angolano tem negócios na banca e nas telecomunicações. Também tem presença no comércio e nos setores petrolífero e mineiro.
Foto: DW/P. Borralho
Os negócios de Isabel dos Santos
A filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos é proprietária de muitas empresas que operam em Angola. E já há quem acredite que assumir o cargo da Presidência da República pode ser o próximo passo da empresária, que atualmente está na presidência da petrolífera Sonangol.
Foto: picture-alliance/dpa
Telecomunicações
No ramo das telecomunicações, a filha do ex-Presidente angolano e empresária Isabel dos Santos possui a UNITEL. Lançada em março de 2001, a empresa tem como principal atividade a prestação de serviços móveis de voz e de Internet. A UNITEL funciona com um total de 182 lojas próprias em todo o país, 81 das quais na capital, Luanda. A empresa tem mais de 5 milhões de clientes.
Foto: DW/P. Borralho
TV por satélite
Ainda no ramo das telecomunicações, a ZAP iniciou a sua atividade no mercado angolano em abril de 2010 e é atualmente a maior operadora de TV por satélite em Angola, segundo informações da própria empresa. Desde 2011, a ZAP também está presente no mercado moçambicano. A TV por satélite de Isabel dos Santos acabou com o monopólio que a empresa sul-africana Multichoice teve em Angola.
Foto: DW/P. Borralho
Banca
Há dez anos em operação, o Banco BIC tem mais de 200 unidades comerciais para atendimento, compostas por 195 agências e 17 centros de empresas em Angola. O banco serve de apoio para empresários que mantêm investimentos em Portugal, onde Isabel dos Santos também possui uma fatia do Banco português.
Foto: DW/P. Borralho
Sonangol
Em junho de 2016, Isabel dos Santos assumiu a presidência da maior empresa estatal de Angola, a petrolífera Sonangol. Na altura, a tomada de posse da filha do então Presidente de Angola foi criticada por juristas, que afirmam que a nomeação da empresária é ilegal e inconstitucional. A petrolífera mantém uma rede de postos de abastecimento e estações de serviços em todo o país.
Foto: DW/P. Borralho
Centro comercial
Embora Angola esteja mergulhada numa crise económica devido à queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional, Isabel dos Santos iniciou este ano mais um novo empreendimento em Luanda. Trata-se do Shopping Avennida, inaugurado no primeiro semestre. O centro comercial abriga dezenas de empreendimentos, muitos deles da própria empresária, como o Banco BIC, a ZAP e a UNITEL.
Foto: DW/P. Borralho
Hipermercado
A filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos também investiu no segmento de hipermercados através da rede Candando, situado no recém inaugurado Shopping Avennida. Segundo a Contidis, empresa que administra o hipermercado, a previsão é que mais dez lojas sejam inauguradas nos próximos cinco anos, num investimento total de 400 milhões de dólares.