1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Venâncio Mondlane perde mandato na Assembleia Municipal

Lusa
26 de abril de 2024

Político perde mandato por "faltas injustificadas". O político desafia: "Perder mandato em órgão fraudulento é meritório". Ele liderou a lista da RENAMO em eleições autárquicas contestadas.

Venâncio Mondlane, deputado da RENAMO
Foto: Silaide Mutemba/DW

O político moçambicano Venâncio Mondlane perdeu o mandato de membro da Assembleia Municipal de Maputo por "faltas injustificadas", avançou a autarquia.

A perda de mandato de Venâncio Mondlane foi deliberada na quarta-feira, em reunião da Assembleia Municipal, que argumentou que o político não participou na tomada de posse e nunca compareceu às sessões do órgão. 

"Perder mandato por estar numa assembleia fraudulenta é até meritório. Quem me dera a mim perder mil vezes mandatos deste tipo de órgãos fraudulentos da máfia. Não tenho medo nenhum e nada a comentar por não fazer parte de um órgão que é produto do roubo da vontade popular", declarou Venâncio Mondlane, citado hoje pela comunicação social. 

Mondlane: "É uma deliberação que fere a Constituição"

00:50

This browser does not support the video element.

No total, fazem parte da assembleia municipal da capital moçambicana 71, dos quais 37 são da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), 30 da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) e quatro do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Venâncio Mondlane, engenheiro florestal e deputado no parlamento, tem 49 anos efoi cabeça de lista da RENAMO nas eleições autárquicas de 11 de outubro, um escrutínio no qual o político reivindica vitória, embora Razaque Manhique, do partido no poder, (a FRELIMO), tenha sido declarado vencedor. 

Saltar a secção Mais sobre este tema