1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: População de Palma em fuga após tiroteio

Lusa
24 de março de 2021

Várias fontes no terreno confirmaram à agência Lusa que a vila de Palma, em Cabo Delgado, está sob tiroteio. Instabilidade surge no dia em que petrolífera Total anunciou retorno da atividade em Afungi.

Praca 25 de Setembro, Palma in Cabo Delgado, Mosambik
Foto: privat

Várias fontes que estiveram em comunicação com a vila de Palma, em Cabo Delgado, confirmaram, esta quarta-feira (24.03), à agência Lusa que se ouvem disparos de metralhadora na vila e que a população está em fuga após relatos da entrada de grupos armados na região. Os atacantes estarão a entrar, segundo as mesmas fontes, a partir de dois locais, no lado sul que dá acesso a Mocímboa da Praia e em bairros de Palma na ligação para Nhica do Rovuma.

Os acontecimentos em Palma surgem no mesmo dia em que o Governo moçambicano e a petrolífera Total anunciaram a retoma gradual das obras do complexo industrial de Afungi, adjacente à vila de Palma, após reforço das condições de segurança.

Conforme relatado à Lusa por uma das fontes, os contactos deixaram de funcionar pouco tempo depois dos primeiros telefonemas a dar conta da situação, pelo que são conhecidos poucos detalhes. Mas as Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas mantêm forte presença em Palma, acrescentou. 

Outra fonte em contacto com a vila indicou que há estabelecimentos a ser assaltados e há ainda um relato que confirmou a fuga da população e deu conta de que há helicópteros a sobrevoar a vila. 

A Lusa tentou obter informação junto das Forças de Defesa e Segurança (FDS), mas sem sucesso. 

A violência terrorista contra crianças em Cabo Delgado

02:28

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema