"Águias" venceram o Santa Clara e ganham o campeonato na última jornada. É o 38º título de campeão nacional na história do clube.
Publicidade
A festa do 38! O Sport Lisboa e Benfica é campeão nacional, depois de quatro anos sem qualquer troféu conquistado.
Em pleno Estádio da Luz, as "águias" venceram o Santa Clara (despromovido à segunda divisão) e conquistaram o 38º título de campeão.
Regresso aos títulos
Apesar da conquista do campeonato na última jornada, com um ponto a mais que o FC Porto, a primeira volta do Benfica foi avassaladora. Na segunda metade da época (após a venda de Enzo Fernandez para o Chelsea), os resultados eram já melhores que as exibições e o clube aproveitou a inconsistência do FC Porto e Sporting Clube de Portugal.
A derrota em casa frente ao FC Porto (1-2), quando tinha 10 pontos de avanço, abalou a confiança desmedida do Benfica, e a derrota em Chaves reduziu uma vantagem de possíveis 13 pontos de avanço para apenas seis.
No entanto, não voltou a perder pontos (até ao empate em Avalade na penúltima jornada) e foi a equipa mais consistente em Portugal.
Destaque para o Sporting Clube de Braga, primeira equipa a derrotar o Benfica nesta época e que termina o campeonato no terceiro lugar, em zona de pré-eliminatória de Liga dos Campeões.
Maestro alemão no Benfica
Depois de quatro anos sem títulos, Roger Schmidt trouxe de volta a felicidade ao Benfica. O técnico alemão implementou um futebol agressivo e ofensivo, e conseguiu ganhar o campeonato ao maior rival, o FC Porto.
Para além da Liga Portuguesa, o Benfica fez uma campanha acima das expetativas na Liga dos Campeões. Depois de ter entrado na prova milionária pela porta das pré-eliminatórias, jogou e venceu um grupo com o PSG e Juventus, remetendo os italianos para a Liga Europa.
Na fase a eliminar, banalizou o Club Brugge da Bélgica (que venceu o FC Porto na fase de grupos). Nos quartos de final, bateu-se com o Inter Milão (finalista), mas a derrota em casa por 0-2 dificultou muito a eliminatória para o Benfica.
Quem para o Bayern? Os bávaros vencem o 11º título consecutivo da Bundesliga
Quando todo mundo acreditava que o Dortmund tinha o título nas mão, o Bayern provou que as coisas são como iniciam, mas sim, como terminam. Na última jornada da Bundesliga, os bávaros tiraram o pão da boca ao Dortmund.
Foto: Thilo Schmuelgen/REUTERS
Bayern de Munique: Imparável
Tão simples quanto isso. Sabendo que uma vitória é que interessava, os bávaros entraram logo a marcar em Colónia. Mesmo quando por uns instantes tinham o título perdido não desistiram. E acabaram coroados com o 11º título consecutivo, arrancando quase o pão da boca ao Dortmund, depois de uma época de alto em baixos, os bávaros provaram ser resilientes. Acreditaram até ao fim.
Foto: Federico Gambarini/dpa/picture alliance
Borussia Dortmund: Desilusão total
Sem classe e criatividade o Dortmund viu o Mainz 05 estragar aquilo que seria o seu momento de festa. Uma vitória em casa dava o título ao BVB. Mas perante mais de 81 mil adeptos sedentes de títulos, os jogadores do BVB andaram sem norte. E o Mainz aproveitou para dar um "show de bola", suficiente para ficar na "memória triste" dos adeptos do Dortmund. E "derrubar" a muralha amarela.
Foto: Wolfgang Rattay/REUTERS
Union Berlin: Crença até ao fim!
O Union Berlin é sem dúvidas a equipa sensação da presente época. A turma da capital alemã garantiu o seu lugar na Champions. Uma tangencial vitória em casa sobre os Lobos, e uma derrota do Freiburg em Frankfurt abriu espaço para a estreia do Union na Champions, isto é, três épocas depois de estrear na Bundesliga.
Foto: Soeren Stache/dpa/picture alliance
"Deus" dos milagres em Bochum
Acredite. Lute e persista! Os Milagres poderão acontecer. E ponto final, isso não é apenas uma lenda. É possível. E neste sábado, o milagre aconteceu em Bochum. Na última jornada da Bundesliga, a turma da casa escapou a despromoção ao vencer o Bayer Leverkusen por 3 – 0. Forster, Asano e Stronger garantiram a permanência do Bochum na próxima época da Bundesliga.
Foto: Fabian Strauch/dpa/picture alliance
RB Leipzig: Sem dô nem peidade
Já com o terceiro lugar garantido e com a presença na fase de grupos da Champions da próxima época nas mãos, o RB recebeu em casa e sentenciou a despromoção do SChalke que precisava de apenas uma vitória neste jogo para se salvar. Mas não basta apenas querer é preciso dar luta. Este último quesito faltou ao Schalke. E prontos. Não foi desta. Na próxima época regressa à 2ª liga.
Foto: Jan Woitas/dpa/picture alliance
Freiburg: Para o ano há mais
O Freiburg foi para o jogo da última jornada para disputar o único lugar de acesso a Liga dos Campeões da próxima época, com o Union Berlin. Mas uma derrota em Frankfurt relegou-o para a Liga Europa, atirando em terra o sonho de estar no "clube" dos grandes da Europa. De resto, o Freiburg não teve má época. Deu luta e terá que se contentar com o 5º lugar conquistado esta época.
Foto: Arne Dedert/dpa/picture alliance
Estugarda cai para a 2ª divisão?
Nem sempre os milagres por si só bastam! É preciso entrega e dedicação. E é isso que se viu nesta reta final da Bundesliga. A entrada da jornada 34, o Estugarda precisava de uma vitória em casa para garantir a manutenção. Mas um empate contra o Hoffenheim adiou este sonho. Para já, terá que ganhar o play-off com o terceiro colocado da 2ª para definir a sua permanência. Será que irá se safar?
Foto: Tom Weller/dpa/picture alliance
Hertha Berlim: Até a próxima
A terceira é de vez. Infelizmente, alguns ditados populares têm dias que se encaixam como uma luva. E o Hertha Berlim, não nos deixa mentir. Há três épocas, a equipa da capital alemã andava a escapar a queda para a 2ª divisão por um “triz”. Mas desta vez, não há escapatória. Está chancelado. Mas dia no adeus, quis despedir-se com honra, batendo o Wolfsburg por 1 – 2, na última jornada.