1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaGuiné Equatorial

Presidente da Guiné Equatorial visita "querido amigo" Putin

EFE | Lusa
2 de novembro de 2023

Teodoro Obiang propôs hoje ao seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin, o reforço da cooperação na defesa, durante um encontro que decorreu na casa de campo do chefe de Estado russo.

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, Presidente da Guiné Equatorial
Teodoro Obiang quer reforçar a cooperação com a Rússia na área da defesaFoto: Ludovic Marin/AFP

"Gostaria que reforçássemos a cooperação em matéria de segurança e defesa, já que a Rússia vem apoiando a Guiné Equatorial", disse o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang em espanhol durante o encontro celebrado na casa de campo do chefe do Kremlin, em Novo-Ogariovo, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

Obiang agradeceu a Vladimir Putin, a quem chamou de "querido amigo", o convite para visitar a Rússia e a boa receção da delegação que o acompanha, tendo recordado que este país africano, o mais recente aderente à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), mantém "excelentes relações de amizade e cooperação com a Rússia".

"Nesta ocasião estamos aqui para tratar de assuntos bilaterais e também gostava que abordássemos temas relacionados com a situação do mundo", sublinhou.

Por seu turno, de acordo com o relato da EFE, o Presidente russo manifestou o desejo de abordar "as diferentes direções da cooperação com os colegas de governo" e acrescentou, nas vésperas dos 55 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os países: "A si, conhecemo-lo bem, como um amigo fiel. Já esteve em várias ocasiões no nosso país".

A Rússia tem aumentado, nos últimos anos, a presença no continente africano e, em julho, celebrou a segunda cimeira Rússia-África, em São Petersburgo, na qual o país africano foi representado pelo vice-presidente e filho de Obiang, Teodorin Obiang.

Na cimeira de julho, Putin anunciou que Moscovo ia reabrir a embaixada em vários países africanos, entre os quais está a Guiné Equatorial.

Caiu Prigozhin, o homem que desafiou Putin em Moscovo

03:48

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema