Presidente do Petro de Luanda acusa FAF de perseguir o clube
Lusa
3 de setembro de 2023
Presidente do Petro de Luanda, Tomás Faria, acusou neste sábado o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Angolana de Futebol (FAF) de perseguir os bicampeões, face à suspensão das atividades desportivas por dois anos.
Publicidade
Em conferência de imprensa, Tomás Faria negou que o clube que dirige se tenha recusado a colaborar com o Conselho de Disciplina (CD). "Somos obrigados a questionar os critérios que foram usados pela FAF e se existe alguma intenção mascarada com o Petro de Luanda ou não", disse.
"Desde que ganhámos na assembleia, que tínhamos que disputar o segundo jogo da Taça de Angola, na época passada, o cenário passou a ser este", acrescentou.
"A maneira como jogámos a Supertaça, a situação do jogo em Caculo, em que no dia do jogo ligaram-me a informar que não podíamos entrar em campo, por alegada dívida ao Avelino Lopes, o que no final não se provou, entre outras situações, levam-nos a sentir que há aqui perseguição", referiu.
Fatos
O dirigente desportivo disse que quem não colaborou para a verdade dos fatos foi o Conselho de Disciplina e não o Petro de Luanda, cuja equipa é orientada pelo treinador português Alexandre Santos.
Publicidade
"Nós colaborámos com a federação, nós temos aqui as cartas e nenhuma das quatro correspondências ficou sem resposta. É falso que não tenhamos colaborado. Nós não recebemos oficialmente o áudio, nem a federação juntou qualquer instrumento digital contendo o áudio", explicou.
"O que dissemos ao Conselho de Disciplina foi que nós não nos conseguimos pronunciar, porque não temos, oficialmente, o áudio. Solicitámos que nos fosse enviado, mas a FAF não fez isso e dizia-nos para procurarmos nas redes sociais", dosse.
"Nós somos uma instituição, tal como a FAF, e não devemos procurar por áudios nas redes sociais, correndo o risco de, eventualmente, termos acesso a um áudio que não fosse o que a FAF alegava ser. A verdade é que a FAF não nos remeteu o áudio e, de repente, veio este comunicado" lamentou.
Tomás Faria negou que a equipa 17 vezes campeã angolana tenha sido suspensa por atos de corrupção, mas sim pela alegada falta de colaboração.
Corrupção
"O Petro de Luanda não está indiciado por qualquer ato de corrupção, não foi indiciado, nem acusado de qualquer ato de corrupção e não foi julgado" disse.
O presidente do Petro prometeu ainda que o clube vai recorrer da decisão junto do Conselho Jurisdicional, no prazo de oito dias, e apelou à tranquilidade e serenidade de sócios e adeptos.
Em causa, está o áudio que foi difundido nas redes sociais em junho, em que o treinador da Académica do Lobito, Agostinho Tramagal, em conversa com o jornalista da Rádio Nacional de Angola Adolfo Manuel, confessou ter recebido do Petro de Luanda três milhões de kwanzas, como incentivo para vencer o 1.º de Agosto na Taça de Angola, na época passada, além de celebrar compromissos com Bento Kangamba, para permitir que o Kabuscorp do Palanca vencesse partidas, em troca de avultadas somas em dinheiro.
Bundesliga | Jornada 3: Bayer e Bayern vencem e despontam na liderança
Bayer Leverkusen goleia em novo show de Victor Boniface, enquanto os bávaros sofrem para derrotar os Potros de Mönchengladbach. Líderes se enfrentam na próxima jornada. Destaque também para mais uma goleada do Estugarda.
Foto: UWE KRAFT/AFP
Eintracht Frankfurt 1 - 1 Colónia
O Eintracht Frankfurt e o Colónia não foram para além de um empate a um golo na última jornada. Florian Kainz abriu o ativo para os forasteiros ainda na primeira parte. E ao apagar das luzes, Niels Nkounkou igualou para os donos da casa.
Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP
Union Berlin 0 - 3 RB Leipzig
Benjamin Sesko brilhou em Berlim. Em apenas dois minutos (85 e 87) marcou dois golos para os Reds Bulls. Acabando por sentenciar o jogo, diante de um Union Berlin que se mostrava impotente. Com este resultado, o RB é o 4º colocado da Bundesliga e o Union desceu para o 5º lugar.
Foto: LISI NIESNER/REUTERS
Borussia Mönchengladbach 1-2 Bayern de Munique
Fim de um tabu indigesto: o Bayern de Munique não vencia o Borussia Mönchengladbach desde agosto de 2021. A seca de quatro jogos contra o adversário que mais tem incomodado os bávaros nos últimos anos foi encerrada graças a um golo tardio do jovem francês Mathys Tel, aos 87 minutos. Os Potros foram ao intervalo em vantagem, mas sucumbiram à pressão bávara na segunda etapa.
Foto: UWE KRAFT/AFP
Bayer Leverkusen 5-1 Darmstadt
Anotem este nome: Victor Boniface. O avançado nigeriano tem deitado e rolado na Bundesliga. São três jogos, quatro golos e duas assistências. Muito graças a Boniface, o Bayer Leverkusen soma 100% de aproveitamento e pinta como um forte candidato a incomodar o Bayern de Munique na disputa pelo título alemão. O Darmstadt tentou segurar, mas não conseguiu impedir a vitória tranquila dos Aspirinas.
Foto: Bernd Thissen/dpa/picture alliance
Estugarda 5-0 Freiburg
Jogo do Estugarda é sinónimo de goleadas. Na estreia, enfiou 5 a 0 no Bochum, depois foi goleado por 5 a 1 pelo RB Leipzig e, nesta terceira jornada, não tomou conhecimento do Freiburg, que costumeiramente é uma equipa forte defensivamente. O maliano Serhou Guirassy marcou dois e assumiu a artilharia da Bundesliga com cinco golos. Tudo indica que esta época deve ser mais tranquila para os suábios.
Foto: Michael Weber/IMAGO
Hoffenheim 3-1 Wolfsburg
O Hoffenheim quebra a invencibilidade do Wolfsburg e iguala os Lobos na classificação. Ambos têm agora seis pontos, com duas vitórias e uma derrota. A vitória do Hoffenheim veio de virada. O português Tiago Tomás abriu para os Lobos, mas John Brooks (foto), Maximilian Beier e Robert Skov garantiram a virada. O Hoffenheim não vencia o Wolfsburg em casa desde setembro de 2021 – quatro jogos de seca.
Foto: DANIEL ROLAND/AFP
Werder Bremen 4-0 Mainz 05
O Werder Bremen iniciou a terceira jornada na lanterna da Bundesliga e sequer havia marcado um golo nesta época. Tudo isso foi corrigido contra o Mainz 05. Marvin Ducksch, de grande penalidade, Jens Stage, o germano-brasileiro Leonardo Bittencourt e Justin Njinmah garantiram a primeira vitória do Werder Bremen. O Mainz 05 mantém apenas um ponto conquistado e caiu para a antepenúltima colocação.
Foto: Carmen Jaspersen/dpa/picture alliance
Augsburg 2-2 Bochum
Augsburg e Bochum seguem sem vencer na atual época. Ambos somam dois pontos, após mais um empate. O Augsburg esteve por duas vezes na frente do placar, mas Takuma Asano soube responder: dois golos para o japonês (que marcou contra a Alemanha na Copa do Mundo de 2022).
Foto: Christian Kolbert/dpa/picture alliance
Borussia Dortmund 2-2 Heidenheim
O Borussia Dortmund segue invicto na época, mas o futebol apresentado pelos comandados de Edin Terzic preocupa os adeptos. Vitória apertada contra o frágil Colónia e dois empates contra candidatos ao rebaixamento: Bochum e Heidenheim. Contra o novato da Bundesliga, o Dortmund chegou a abrir 2 a 0 no marcador, mas cedeu o empate no segundo tempo. Este é o primeiro ponto do Heidenheim na Bundesliga!