1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaUganda

Presidente do Uganda candidata-se à reeleição

23 de setembro de 2025

Yoweri Museveni, que está no poder há quase 40 anos no Uganda, foi hoje confirmado como candidato nas eleições presidenciais de janeiro e pediu apoio para a sua visão para o futuro, de acordo com o seu partido.

Em 2017, legisladores removeram um limite de idade constitucional para a presidência, permitindo que Yoweri Museveni, agora com 81 anos, se recandidate
Em 2017, legisladores removeram um limite de idade constitucional para a presidência, permitindo que Yoweri Museveni (foto), agora com 81 anos, se recandidate Foto: SIMON MAINA/AFP/Getty Images

Os responsáveis eleitorais declararam formalmente o Presidente Yoweri Museveni, como candidato - num evento nos arredores de Kampala, a capital do Uganda, depois de mais de dois milhões de apoiantes assinarem a candidatura, de acordo com o seu partido.

O Movimento Nacional de Resistência, liderado por Museveni, controla a Assembleia Nacional, que é amplamente vista como fraca e subserviente à presidência. 

Em 2017, os legisladores removeram um limite de idade constitucional para a presidência, permitindo que Museveni, agora com 81 anos, se recandidate pelo tempo que desejar. 

Museveni disse aos apoiantes, após ser oficialmente nomeado, que o seu objetivo é "convencer o povo do Uganda sobre o que foi alcançado no passado" e o que está "a planear fazer agora". 

Atrair mais investidores estrangeiros para o país da África Oriental é uma prioridade, referiu Museveni, que tomou o poder pela força e permaneceu sem ser eleito até 1996. 

Líderes africanos enterrados no estrangeiro

01:37

This browser does not support the video element.

Museveni X Wine

As eleições têm sido, desde 2001, manchadas por alegações de manipulação e interferência por parte dos militares, agora liderados pelo filho de Museveni. 

O principal opositor político do Presidente, Bobi Wine, é um animador popular cujo verdadeiro nome é Kyagulanyi Ssentamu e que deverá ser nomeado candidato presidencial também durante esta semana. 

Nas eleições de 2021, Wine obteve 35% dos votos, enquanto Museveni, com 58%, teve o seu pior resultado de sempre, estabelecendo o líder da oposição como o rival mais forte do Presidente em décadas. 

Wine alegou que a sua vitória foi roubada através de uma ampla manipulação de votos e outras práticas ilícitas. 

As autoridades eleitorais negaram as alegações.  

Museveni considera o seu oponente como um agente de interesses estrangeiros e questiona o seu patriotismo. 

No entanto, Wine tem um grande apoio entre as pessoas da classe trabalhadora em áreas urbanas, e o seu partido tem o maior número de lugares de qualquer partido de oposição na assembleia nacional. 

Museveni tem feito campanha nos últimos dias em Kampala, enquanto tenta melhorar as suas hipóteses entre as pessoas que provavelmente apoiarão Wine - residentes urbanos muitas vezes sem uma fonte de rendimento estável que esperam uma mudança de Governo. 

O Uganda tem a segunda população mais jovem do mundo, com mais de três quartos dos seus habitantes abaixo dos 35 anos, de acordo com a agência das Nações Unidas para a infância.

Lusa Agência de notícias
Saltar a secção Mais sobre este tema