1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Presidente moçambicano exonera ministro da Defesa

Lusa
10 de novembro de 2021

Filipe Nyusi exonerou Jaime Neto do cargo de ministro da Defesa sem adiantar detalhes sobre as causas do afastamento. Decisão é anunciada um dia após a exoneração do ministro do Interior, Amade Miquidade.

Jaime Neto
Foto: Roberto Paquete/DW

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, exonerou Jaime Neto do cargo de ministro da Defesa, informou esta quarta-feira (10.11) a Presidência da República, em comunicado.

A nota não revela detalhes sobre as causas da exoneração, avançando que se trata de uma decisão tomada no uso das competências que são conferidas ao Presidente pela "alínea a do número 2 do artigo 159 da Constituição da República".

Embora sem carreira militar, Jaime Neto, docente e ambientalista, assumiu a pasta em janeiro de 2020, no âmbito da formação do novo Governo de Filipe Nyusi após as eleições gerais de outubro de 2019 em Moçambique.

Na terça-feira, o chefe de Estado moçambicano exonerou Amade Miquidade do cargo de ministro do Interior, segundo um comunicado da Presidência da República, que também não avançou detalhes sobre as causas da decisão.

Durante o encerramento dos cursos de formação de sargentos das Forças Armadas de Defesa, esta quarta-feira, na província de Maputo, Filipe Nyusi declarou que está em curso um processo de reestruturação das Forças de Defesa e Segurança, visando fortalecer o "núcleo" que vai garantir a "manutenção das vitórias" que Moçambique, com a apoio das forças do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), tem alcançado no combate a grupos armados em Cabo Delgado, norte do país.

O receio da "iraquização" de Cabo Delgado

05:10

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema