Quando a propaganda política se senta nos estádios de Angola
José Adalberto
22 de junho de 2024
Bandeiras de partidos políticos em jogos de futebol? Em Angola, é algo que acontece. Um dos últimos casos polémicos foi a 6 de junho, no Estádio Nacional 11 de Novembro, durante um jogo de apuramento para o Mundial 2026.
Esse foi o primeiro de dois outros incidentes que ocorreram no espaço de poucos dias. Foi a 6 de junho, durante o jogo de futebol entre Angola e Eswatini, envolvendo alguns adeptos exibiram a bandeira do maior partido da oposição no país.
Adriano Abel Sapinãla, secretário provincial do partido em Luanda, garante que não foi uma ação orientada. "Foi um movimento que surgiu de forma espontânea. Eu recebi telefonemas de muitas entidades que estavam no estádio, porque pensavam que fosse qualquer coisa que vinha da nossa direção", explicou Abel Sapinãla.
Dias depois, a 11 de junho, no jogo contra os Camarões, foi reportada nova exibição de bandeiras – tanto da UNITA, como do partido no poder, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).
No passado, houve outros casos. Durante o Campeonato Africano das Nações (CAN) realizado em Angola, em 2010, o Movimento Nacional Espontâneo (MNE), ligado ao MPLA, foi acusado de promover a imagem do antigo chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.
Mas as regras da FIFA, o órgão regulador do futebol mundial, são claras: política e desporto não se misturam.
Face aos acontecimentos, o analista desportivo João Neto avisa que o país se arrisca a ser sancionado - e os partidos sabem disso, comenta Neto em declarações à DW.
"Eu acredito que não seja por ignorância. Qualquer um dos partidos político tem nas suas áreas de ação elementos que respondem por cada área", argumentou.
"Nota de repúdio"
Recentemente, a direção do Estádio Nacional 11 de Novembro, afeta ao Ministério da Juventude e Desportos, emitiu uma nota de repúdio em que censura os "cenários de propaganda extra desporto".
Publicidade
Em vez de bandeiras dos partidos políticos nos estádios, o que é preciso é mais investimento no desporto, refere o comentador desportivo João Neto.
"Muitos políticos têm-se aproveitado do desporto, mas não dão aquilo que é devido para o crescimento do desporto, seja em África ou em qualquer parte do mundo", disse Neto.
O político da UNITA, Adriano Abel Sapinãla, considera, no entanto, que é difícil separar o desporto da atividade política: nos estádios, os adeptos agem de forma espontânea, com bandeiras e cânticos partidários; mostram orgulhosamente as cores políticas.
"Se é um palco de disputa, muitas vezes, confunde-se, diz-se que o desporto não tem nada a ver com a política, mas em rigor, claramente o desporto é também política", disse.
A DW tentou contactar o comité provincial do MPLA, em Luanda, mas não foi possível obter uma reação.
Euro2024: Acompanhe os resultados da fase de grupos
Do grupo A ao grupo F, não perca todos os resultados da fase de grupos do Euro2024.
Foto: Domenic Aquilina/NurPhoto/picture alliance
Grupo B | Croácia 1 – 1 Itália
O suplente italiano Mattia Zaccagni marcou um golo no último minuto do tempo de compensação para a Itália avançar para a fase a eliminar do Euro 2024, depois de ter empatado com a Croácia 1-1. O golo de Modric na segunda parte parecia ter colocado a Croácia nos oitavos, mas Zaccagni rematou de forma brilhante, no oitavo minuto dos acréscimos, para encerrar um final furioso dos atuais campeões.
Foto: Jan Woitas/dpa/picture alliance
Grupo B | Albânia 0 – 1 Espanha
A Espanha mudou quase toda a sua equipa e mesmo assim manteve o seu início vitorioso no EURO2024 com uma vitória por 1-0 sobre a Albânia, que foi eliminada da prova. A Espanha venceu os três jogos da fase de grupos pela primeira vez desde 2008, ano em que venceu o torneio. Um golo de Ferran Torres aos 13 minutos e garantiu que a Espanha passe a fase de grupos sem sofrer qualquer golo.
Foto: Paul Currie/Shutterstock/IMAGO
Suíça empata com Alemanha e junta-se aos anfitriões nos 'oitavos'
A Alemanha terminou em primeiro lugar no Grupo A depois de um empate em 1 a 1 com a Suíça, que se classificará como segundo lugar, em encontro da terceira e última jornada do Grupo A. Um golo de Ndoye, aos 28 minutos, adiantou os suíços, mas, aos 90+2, o suplente Niclas Füllkrug restabeleceu a igualdade, permitindo aos alemães vencer o agrupamento, com sete pontos, contra cinco dos helvéticos.
Foto: Arne Dedert/dpa/picture alliance
Grupo A: Hungria elimina a Escócia com um golo aos 100 minutos
Kevin Csoboth marcou no 10º minuto dos descontos e a Hungria conseguiu uma vitória por 1-0 sobre a Escócia, mantendo-se na luta por um lugar nos oitavos de final do Euro 2024. Uma colisão repugnante fez com que o avançado húngaro Barnabas Varga fosse retirado de maca em frente aos seus companheiros de equipa, visivelmente chocados, na segunda parte.
Foto: Angelika Warmuth/REUTERS
Grupo E | Bélgica 2 – 0 Roménia
A Bélgica venceu hoje a Roménia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Campeonato da Europa de futebol de 2024, promovendo uma igualdade a três pontos entre as quatro seleções do agrupamento. Na classificação, lidera a Roménia (3-2 em golos), seguida da Bélgica (2-1), da Eslováquia (2-2) e da Ucrânia (2-4), ficando tudo para decidir na última ronda, na quarta-feira (26.06).
Foto: Peter De Voecht/Photo News/IMAGO
Grupo F | Turquia 0 – 3 Portugal
Portugal garantiu o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund. Após duas jornadas, Portugal soma seis pontos e já ganhou o Grupo F, pois tem mais três pontos e vantagem no confronto direto face à Turquia. Chéquia e Geórgia partilham o 3º posto, com um ponto.
Foto: Alexandra Fechete/Sportpix/Sipa USA/picture alliance
Grupo B| Espanha 1 – 0 Itália
A Espanha juntou-se a Alemanha nos oitavos de final do Euro 2024. Com a vitória, por 1-0, diante dos italianos, a seleção espanhola assume de forma isolada a liderança do Grupo B, com 6 pontos, em 2 jogos.
Foto: Manu Fernandez/AP Photo/picture alliance
Grupo C | Dinamarca 1 - 1 Inglaterra
Tudo empatado na segunda jornada do Grupo C. As duas monarquias empataram 1-1 em Frankfurt, no fecho da segunda jornada do Grupo C. Antes, Eslovénia e Sérvia também terminaram o jogo empatados um a um. Nesta senda de empates, a Inglaterra lidera com 4 pontos. Dinamarca e Eslovénia estão a seguir com dois pontos cada, e a Sérvia vai em último, com apenas um ponto somado.
Foto: REUTERS
Grupo C | Eslovénia 1 - 1 Sérvia
Na Allianz Arena de Munique, um cabeceamento fulminante do sérvio Jović, ao cair do pano, ditou o empate entre a Eslovénia e a Sérvia, a contar para a segunda jornada do Grupo C. Após um zero a zero durante os primeiros 45 minutos, Karničnik deu a vantagem aos eslovenos aos 69'. Quando tudo se encaminha para o fim, aos 90+5, Jović saltou mais alto que todos para empatar a partida.
Foto: Daniel Karmann/dpa/picture alliance
Grupo A | Alemanha apura-se para os oitavos de final
Festa de futebol na Alemanha. A seleção anfitriã do Euro2024 não tira o pé do acelerador e voltou a vencer. Desta feita, a vítima foi a Hungria, que perdeu por 2-0, em Estugarda. Os alemães somam, assim, 6 pontos e lideram o Grupo A de forma isolada, tornando-se na primeira seleção apurada para os oitavos de final do Euro.
Foto: Angelika Warmuth/REUTERS
Grupo B | Croácia 2 – 2 Albânia
A cidade de Hamburgo testemunhou hoje o jogo mais emocionante do Europeu até agora. Foram 4 golos repartidos ao meio para as duas seleções, num jogo eletrizante. A Albânia venceu a primeira parte por 1-0. Na segunda parte, a Croácia fez a reviravolta e estava a vencer por 2-1, mas, no último minuto do desconto, a Albânia empatou o jogo. Itália e Espanha, que se defrontam amanhã, lideram o grupo.
Foto: Sina Schuldt/dpa/picture alliance
Grupo F | Portugal 2 - 1 Chéquia
A seleção portuguesa de futebol estreou-se a ganhar no Euro2024, ao vencer a República Checa por 2-1, com reviravolta selada nos descontos, em encontro da primeira jornada do Grupo F, disputado em Leipzig, na Alemanha.
Foto: Petr Josek/AP/picture alliance
Grupo F | Turquia 3 -1 Geórgia
A seleção turca entrou com o pé direito no Europeu de futebol, a decorrer na Alemanha. Os turcos bateram por 3-1 a estreante Geórgia. Mert Müldür, aos 25 minutos, Arda Güler, aos 65, e Kerem Aktürkoglu, aos 90+7, apontaram os tentos da formação turca, enquanto Georges Mikautadze marcou, aos 32, o primeiro golo da história dos georgianos em Europeus.
Foto: Wolfgang Rattay/REUTERS
Grupo E | Bélgica 0-1 Eslováquia
A primeira grande surpresa deste Euro2024! A Eslováquia venceu uma das grandes seleções europeias - e mundiais - por 0-1, com golo de Schranz. Lukaku, craque da seleção belga, marcou dois golos, mas ambos foram anulados pelo VAR.
Foto: Arne Dedert/dpa/picture alliance
Grupo E | Roménia 3-0 Ucrânia
Grande vitória da Roménia. Stanciu, Marin e Dragus fizeram os golos da goleada romena. Ucrânia com pouca força, vai ter de trabalhar muito para se apurar.
Foto: Antonio Calanni/AP/picture alliance
Grupo C | Sérvia 0-1 Inglaterra
Venceu, mas não convenceu. Quem não engana mesmo é Jude Bellingham. De volta à Alemanha, o craque inglês fez o único golo da partida aos 13 minutos. A Sérvia lutou muito, correu, mas não conseguiu ser eficaz.
Foto: Martin Rickett/PA Images/IMAGO
Grupo C | Dinamarca 1-1 Eslovénia
"Batalha" física e tática terminou em empate. Quis o destino que Eriksen, que quase sucumbiu no Euro2020, traído pelo coração, se enchesse de alma e fizesse o primeiro golo da Dinamarca no Euro2024. Janza empatou para a Eslovénia.
Foto: Matthias Schrader/AP/picture alliance
Grupo D | Países Baixos 2-1 Polónia
Um dos grandes jogos desta fase de grupos, com reviravolta nos últimos minutos. A Polónia, com Lewandowski no banco (a recuperar de lesão), esteve a vencer com golo de Buksa. Gakpo empatou para os neerlandeses. Já no segundo tempo, na reta final, Weghorst foi a jogo (foto) e deu os três pontos à seleção dos Países Baixos.
Foto: Petr Josek/AP Photo/picture alliance
Grupo B | Itália 2-1 Albânia
A seleção da Albânia ainda assustou os campeões da Europa. Bajrmi marcou o golo mais rápido da história do Euro, ao 23 segundos de jogo. Mas a Itália ainda virou na primeira parte, com golos de Bastoni e Barella.
Foto: Daniel Dal Zennaro/ZUMA Press/IMAGO
Grupo B | Espanha 3-0 Croácia
Eficácia espanhola destruiu a Croácia. Resultado foi construído na primeira parte, com golos de Morata, Fabian Ruiz e Dani Carvajal. Petrovic falhou uma grande penalidade para a Croácia na segunda parte. Lamine Yamal (foto) entrou para a história como o jogador mais jovem a participar num Euro (16 anos).
Foto: Sergei Grits/AP Photo/picture alliance
Grupo A | Hungria 1-3 Suíça
Grande arranque da Suíça! Duah, Aebischer e Embolo fizeram os golos da seleção helvética. Para a Hungria, foi Vargas a fazer o golo de honra.
Foto: Chai v.d. Laage/IMAGO
Grupo A | Alemanha 5-1 Escócia
Florian Wirtz entra para a história como o primeiro marcador do Euro2024. Noite brilhante da Alemanha, que desmoronou qualquer resiliência escocesa. Ao intervalo, já havia 3-0 (Wirtz, Musiala e Havertz). Porteous foi expulso (Escócia) e facilitou ainda mais a vida à 'Mannschaft'. Fullkrug fez 4-0. Rudiger, num autogolo, reduziu para 4-1 e Can fechou em 5-1.