1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Rússia pede soluções políticas para desacordos em Bissau

Lusa
3 de fevereiro de 2022

"Moscovo está preocupada com os últimos acontecimentos na República da Guiné-Bissau amiga", lê-se num comunicado divulgado pela embaixada russa na capital guineense.

Guinea Bissau Wahlen Wahl-Kampagne
Foto: AFP

A Rússia pediu esta quinta-feira (03.02) soluções políticas para os desacordos existentes na Guiné-Bissau, salientando que rejeita quaisquer tentativas de mudança inconstitucional do poder. 

"Moscovo está preocupada com os últimos acontecimentos na República da Guiné-Bissau amiga. Rejeitamos todas e quaisquer tentativas de mudança inconstitucional do poder", pode ler-se num comunicado divulgado pela embaixada da Rússia em Bissau.

No comunicado, a Rússia exorta todas as forças políticas da Guiné-Bissau a "absterem-se de ações que possam provocar a violência e a procurarem uma solução política para os desacordos existentes". 

"Esperamos que a sociedade guineense continue a seguir o caminho do desenvolvimento estável e democrático", conclui.

Tentativa de golpe de Estado?

Homens armados atacaram na terça-feira o Palácio do Governo da Guiné-Bissau, onde decorria um Conselho de Ministros, com a presença do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, e do primeiro-ministro, Nuno Nabiam.

O ataque causou pelo menos 11 mortos, segundo o último balanço do Governo, e o Presidente considerou tratar-se de uma tentativa de golpe de Estado que poderá também estar ligada a "gente relacionada com o tráfico de droga".

"Suspeitos de narcotráfico" por trás da tentativa de golpe

00:28

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema