1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaRepública Democrática do Congo

RDC anuncia composição do novo Governo

Lusa
29 de maio de 2024

Cinco meses depois das eleições, e de muitas disputas internas, a Presidência da República Democrática do Congo anunciou a composição do novo Governo.

Primeira-ministra congolesa, Judith Tuluka Suminwa, e Presidente Felix Tshisekedi
Primeira-ministra congolesa, Judith Tuluka Suminwa, e Presidente Felix TshisekediFoto: Xinhua News Agency/picture alliance

Desde 20 de dezembro de 2023 que a República Democrática do Congo (RDC) aguardava por um novo Executivo.

O novo Governo, chefiado pela primeira-ministra Judith Suminwa, tem um total de 54 membros, incluindo 18 mulheres, o que representa quase um terço do total, como confirmou a porta-voz adjunta da Presidência congolesa, Tina Salama.

A mesma fonte precisou, num encontro com a imprensa difundido através da sua conta na rede social X, que Suminwa - nomeada para o cargo pelo Presidente, Felix Tshisekedi, em 01 de abril - terá cinco vice-primeiros-ministros.

Um deles é Guy Kabombo Muadavita, que ocupará igualmente o cargo de ministro da Defesa, uma pasta de particular importância tendo em conta o recrudescimento dos ataques no leste do país, epicentro de um conflito entre o Exército e o grupo rebelde Movimento 23 de Março (M23), que tem alimentado as tensões entre a RDC e o Ruanda.

O anúncio encerra um longo processo de seleção dos membros do novo Governo, que começou depois de Tshisekedi ter conquistado um segundo mandato nas eleições de 20 de dezembro de 2023, após ter recebido 72% dos votos, e nas quais o seu partido, a União Sagrada, também venceu.

Quem são os principais atores no conflito na RDC?

01:48

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema