1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

RDC: Felix Tshisekedi promete amnistiar presos políticos

AFP | tm
2 de março de 2019

Felix Tshisekedi prometeu neste sábado (02.3) perdoar presos políticos e disse que irá trabalhar para o retorno dos exilados por razões políticas.

DR Kongo  Kinshasa Vereidigung Präsident Felix Tshisekedi
Foto: picture-alliance/AP Photo/J. Delay

recém-eleito Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Felix Tshisekedi prometeu neste sábado (02.3) perdoar presos políticos e disse que iria trabalhar para o retorno daqueles que haviam fugido para o exterior por razões políticas.

"Para consolidar o progresso democrático em nosso país, decidi aliviar as tensões durante estes primeiros 100 dias" de mandato, disse Tshisekedi a autoridades congolesas durante uma cerimônia. Acrescentando que, dentro de 10 dias, concederia "perdão presidencial em favor de presos políticos condenados por uma sentença judicial".

O recém-eleito Presidente da RDC disse ainda que solicitaria ao ministro da Justiça que ordenasse a libertação condicional de pessoas detidas por manifestarem seus direitos, especialmente durante os comícios políticos realizados antes das eleições de 30 de dezembro.

"Retorno rápido"

Apoiadores de Felix Tshisekedi Foto: DW/J. Gerding

"Nesta mesma linha, eu vou trabalhar duro para criar as condições para o retorno rápido de compatriotas que estão agora no exterior por razões políticas, para que possam exercer suas atividades dentro do Estado de Direito e instituições republicanas", disse o Presidente.

Na última quarta-feira (27.2), no entanto, dezenas de pessoas foram presas durante protestos na RDC, segundo ativistas, num incidente que pode representar um novo desafio para Tshisekedi.

O ex-líder da oposição foi empossado como Presidente da República Democrática do Congo em 24 de janeiro, sucedendo Joseph Kabila, que liderava o país desde 2001. Essa foi a primeira transferência pacífica de poder no país desde a independência da Bélgica, em 1960.

Neste sábado (02.3), o novo Presidente apresentou um programa de medidas urgentes a serem tomadas durante os primeiros 100 dias de seu mandato, enquanto comentava sobre a segurança da nação, e ainda questões políticas e sociais.

Tshisekedi prometeu que o sistema judicial seria administrado "por pessoas honestas com valores morais irrepreensíveis e preparados para combater a corrupção" neste que é o segundo maior país da África.

 

Saltar a secção Mais sobre este tema