Como será o futuro da RENAMO?
27 de março de 2026
Esta primeira reunião nacional de oficiais generais e superiores da RENAMO, a segunda mair força da oposição em Moçambique, começou com um atraso de três horas e meia, sem o presidente do partido, Ossufo Momade.
Foi um grupo de oficiais generais, liderado por Hermínio Morais, que dirigiu o encontro. "Há necessidade de nós analisarmos a vida do partido neste momento, em que não está saudável" afirmou.
Morais reconheceu: "Nós temos problemas de entendimento entre nós irmãos e é responsabilidade dos generais procurarem saber as causas desse desentendimento e fazer tudo por tudo para que os nossos irmãos se unam."
O clima na sala era tenso. Alguns oficiais generais foram impedidos de aceder ao local. Várias pessoas empunhavam cartazes, panfletos e camisetas com o rosto do líder histórico da RENAMO, Afonso Dhlakama. Havia uma forte presença da Polícia da República de Moçambique (PRM).
"Caberá aos generais decidirem o rumo deste partido"
O porta-voz do encontro, Hermínio Morais, frisou que a decisão de reorganizar o partido está nas mãos dos generais e podem ser tomadas até ao final desta reunião, esta sexta-feira (27.03).
"Caberá aos generais decidirem o rumo deste partido, do que nós pensamos, o quê que nós queremos e eleições já se avizinham, vamos ter as autarquias, vamos ter gerais. Nós temos de nos preparar para termos um presidente à altura de poder levar este braço avante, sem conflitos internos e nós não queremos ter mais um presidente que tenha dificuldades de dirigir este partido", defendeu.
Já o antigo membro da comissão política e deputado da Assembleia da República (AR) Alfredo Magumisse afirmou que, embora tenha sido excluído no evento, é importante que decorra uma reunião do género porque a RENAMO precisa de se reunificar e resgatar a sua imagem.
"Depois das eleições houve muitas ideias e diferendos internos que não permitem que o partido possa ter um rumo uno e atacarmos os objetivos fundamentais que é governar", lembra.
Outros encontros estão por vir, afirma o militante: "Esta reunião daquilo que se espera está na sequência das outras duas que virão."
Participam no encontro antigos dirigentes da RENAMO, como é o caso de André Magibire, e Manuel Bissopo.