1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Saúde de Nelson Mandela no foco da imprensa alemã

Cristiane Vieira Teixeira14 de junho de 2013

Esta semana, o estado de saúde do ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, foi o principal tema africano na imprensa alemã.

Foto: Fotolia

Saúde de Nelson Mandela no foco da imprensa alemã

This browser does not support the audio element.

No início desta semana, a imprensa alemã noticiou com preocupação o retorno ao hospital do ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, que pela quarta vez desde dezembro passado está internado no Hospital Mediclinic Heart, em Pretória, capital da África do Sul, devido a uma forte infecção pulmonar.

Já no domingo, o Frankfurter Rundschau trouxe a matéria “A grande Preocupação com Mandela,” em que apresenta a notícia da internação, a reação de parentes e amigos e uma retrospectiva das passagens de Mandela pelo hospital por causa da infecção nos pulmões.

Também areportagem do Berliner Zeitung dá o ponto da situação e relembra a tuberculose que acometeu Nelson Mandela durante os 27 anos em que esteve preso, antes de se tornar presidente da África do Sul.

Ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, que pela quarta vez desde dezembro passado está internado no Hospital Mediclinic Heart, em Pretória, capital da África do SulFoto: picture alliance/AP Photo

Na segunda-feira, foi a vez do jornal Süddeutsche Zeitung postar um vídeo em sua página na internet. A primeira frase: "A África do Sul teme pela vida de seu ícone da paz Nelson Mandela." Até este momento o governo sul-africano ainda não havia divulgado nenhuma informação sobre o estado de saúde do ex-presidente.

O Die Zeit também destacou o tema numa reportagem em que tenta mostrar a delicadeza da situação: “Todos desejam apenas o melhor a Nelson Mandela, mas é inevitável que chegue o dia em que o Prêmio Nobel da Paz irá morrer,” escreve o jornalista. E complementa citando o companheiro de Mandela na luta anti-Appartheid, Andrew Mlangeni "É hora de deixá-lo ir".

Mudanças no estado de saúde

África do Sul unida pela recuperação de Nelson MandelaFoto: Reuters

Já na quarta-feira, o tom era mais animador, depois do anúncio feito pelo presidente Zuma, de que Mandela estaria “reagindo bem ao tratamento.” Esta notícia ganhou as páginas do próprio Die Zeit. O Süddeutsche Zeitung e oBerliner Zeitung divulgaram um novo vídeo em suas páginas na internet para dar a boa notícia.

Porém, na quinta-feira, o tom voltou a ser grave. A reportagem do jornal Der Tagesspiegel usa um título positivo para relatar uma realidade nada animadora: o delicado estado de saúde de Nelson Mandela

“Deixe-nos celebrar a vida dele” é o destaque da matéria. A movimentação da família Mandela, já reunida na África do Sul, e a sobriedade dos comunicados do governo sul-africano seriam, segundo os jornalistas alemães, evidências da gravidade da situação.

Com o título “Em Estado de Emergência”, a reportagem de quinta-feira do Frankfurter Rundschau mostra a dificuldade do trabalho dos jornalistas que acompanham o estado de saúde do ex-presidente da África do Sul. Fala-se sobre a dificuldade de comunicação entre jornalistas e o governo de Pretória, que estaria controlando com rigor a divulgação de informações aos repórteres.

Saúde de Nelson Mandela no foco da imprensa alemã

This browser does not support the audio element.

Encerramos esta Revista de Imprensa com os melhores votos da equipe da DW-África a Nelson Mandela.

Saltar a secção Mais sobre este tema