1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

SADC discute segurança em eSwatini, Lesoto e Cabo Delgado

Lusa
30 de janeiro de 2023

Em reunião na terça-feira em Windhoek, capital da Namíbia, situação nos reinos de eSwatini e Lesoto e o conflito armado no norte de Moçambique estarão na agenda.

Situação em Cebo Delgado é um dos pontos da agenda da SADCFoto: ALFREDO ZUNIGA/AFP

Em comunicado, a Presidência da República da África do Sul indicou que o chefe de Estado Cyril Ramaphosa participará na Cimeira da Troika do Órgão Extraordinário da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) em Windhoek, capital da Namíbia, acompanhado de três ministros.

A delegação do Presidente Ramaphosa, que é o presidente cessante do Órgão de Cooperação em Política, Defesa e Segurança da SADC, integra a ministra das Relações Internacionais e Cooperação, Naledi Pandor, a ministra da Defesa e Militares Veteranos, Thandi Modise, e o ministro na presidência sul-africana, Mondli Gungbele, referiu-se na nota.

"Espera-se que a Cimeira Extraordinária considere o estado de paz e segurança na região, com particular atenção à situação política e de segurança nos reinos de eSwatini e Lesoto, bem como os desenvolvimentos na República Democrática do Congo e na República de Moçambique", lê-se no comunicado, a que a Lusa teve acesso.

As autoridades sul-africanas salientaram que a 42.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, realizada em agosto de 2022, mandatou o presidente do Órgão Troika para a Cooperação em Política, Defesa e Segurança, o Presidente Hage Geingob, da Namíbia, a convocar o encontro para analisar a situação de paz e segurança na África Austral.

Os desafios para Moçambique no Conselho de Segurança da ONU

04:18

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema