1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

SADC receberá 20 milhões da União Europeia

Romeu da Silva21 de março de 2013

O bloco europeu pretende aumentar o comércio com a região da SADC. O acordo entre as duas partes inclui encontrar solução para os conflitos em Madagáscar, no Zimbabué e no Congo Democrático.

Comunidade de Desenvolvimento da África Austral receberá 20 milhões da União EuropeiaFoto: DW/R. da Silva

A União Europeia (UE) e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) estiveram reunidos em Maputo, a capital de Moçambique, nesta quarta feira (20.03), para assinar um acordo no qual o bloco europeu disponibiliza 20 milhões de euros para apoiar o processo de integração económica regional da SADC.

Joe Costello participou representando a UEFoto: DW/R. da Silva

O valor milionário permitirá o aumento do comércio entre a região da SADC e a UE. Para acelerar a integração regional, as duas partes concordam no desdobramento diplomático a fim de solucionar conflitos em Madagáscar, no Zimbabué e na República Democrática do Congo.

Sendo assim, o presidente do Conselho de Ministros da SADC, o moçambicano Oldemiro Baloi, sublinhou que apesar desta instabilidade, há alguns avanços que podem não afetar a integração.

Representantes da União Europeia estiveram em Moçambique para a reuniãoFoto: DW/R. da Silva

"A região da SADC goza de uma relativa paz e tranqüilidade apesar de alguns países estarem a experimentar desafios. Ainda assim, os países têm vindo a realizar eleições, numa base regular, cumprindo as diretrizes da SADC que regem escrutínios democráticos".

Apoio em troca de parcerias

Falando na reunião denominada Diálogo Político entre a SADC e UE, Baloi abordou o recente referendo constitucional do Zimbabué e os avanços no Madagáscar.

"A SADC por meio de uma missão de observação eleitoral testemunhou a realização do referendo sobre a Constituição zimbabueana. Na República de Madagáscar, estão sendo dados passos rumo à realização de eleições, para garantir o retorno à normalidade constitucional", esclarece Baloi.

Secretário Executivo da SADC, Tomás Salomão, disse que o diálogo político constitui um dos instrumentos chave para o prossecuçãoFoto: DW/R. da Silva

O representante da delegação da UE, Joe Costello, afirmou que a organização está disposta a apoiar a SADC, principalmente na resolução dos conflitos. Ele disse que o diálogo político entre as duas organizações deve igualmente destacar a questão do desenvolvimento.

"Acredito que este encontro reflete as parcerias nas quais pretendemos fomentar o crescimento económico e traçar uma cooperação mais profunda no futuro", diz Costello.

O secretário Executivo da SADC, Tomás Salomão, disse que o diálogo político constitui um dos instrumentos chave para o prossecução dos objetivos da SADC. "Temos que providenciar medidas políticas para enfrentarmos os desafios globais para não afetarem o desenvolvimento e a cooperação das duas regiões."

Ajuda não é novidade

SADC receberá 20 milhões da União Europeia

This browser does not support the audio element.

Já no início do mês de março, no encontro do Conselho de Ministros da SADC, Paulin Malin da UE havia dito que a organização tem fundos disponíveis para a África Austral.

"Temos um programa em curso de 116 milhões de euros e a partir do próximo ano, teremos um novo programa. O novo montante não posso anunciar mas estamos trabalhando na implementação desta ferramenta para a integração económica da região."

O Diálogo Político entre a SADC e a União Europeia reforça deliberações políticas abrangentes feitas entre as partes cuja finalidade é contribuir para a paz, democracia e desenvolvimento sustentável.

Saltar a secção Mais sobre este tema