1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Santa Catarina: 180 Anos da Imigração Alemã

20 de novembro de 2009

Passados 180 anos da chegada dos primeiros colonizadores em solo catarinense, os imigrantes conquistaram regiões e contribuíram para o seu desenvolvimento. Hoje, fazem de Santa Catarina o Estado mais alemão do Brasil.

A "Oktoberfest", festa tipicamente alemã, acontece também em grande estilo em Blumenau com a intenção de preservar as características germânicas da população.Foto: Divulgação

Actualmente no Brasil, aproximadamente 12 milhões de pessoas são de origem alemã. Dos mais de seis milhões de habitantes do Estado de Santa Catarina, 20% são descendentes de alemães. A imigração alemã teve um papel relevante para o desenvolvimento deste Estado.

Neste cenário, surge a figura do Doutor Hermann Blumenau, fundador da colónia que até hoje leva o seu nome. O desenvolvimento industrial do Estado de Santa Catarina foi liderado por empresas alemãs de representatividade até os dias de hoje no país. Exemplos desse empreendedorismo são comprovados com marcas como a Hering, fundada pelos irmãos Hermman e Bruno Hering, em 1880, e hoje considerada como uma das maiores empresas têxteis no Brasil.

Neste Estado, também acontece a maior festa alemã da América Latina: a Oktoberfest!

Saiba mais sobre a vida e a história dos alemães neste Contraste da autoria de Júlia Assef de Florianópolis.

Saltar a secção Mais sobre este tema