1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Sobe para 98 o número de mortos causados por cheias no Iémen

Lusa | EFE
24 de agosto de 2024

O número de mortos nas inundações devastadoras provocadas pelas fortes chuvas que caíram nas últimas semanas no Iémen subiu para 98, informou o Governo liderado pelos rebeldes xiitas houthis.

Condutores passam por estrada destruída em Hajjah, Iémen
Cheias no Iémen destruíram várias estradas na província de HajjahFoto: Eissa Alragehi/REUTERS

Segundo um relatório do comité nomeado pelas autoridades para fazer face aos danos causados pelas inundações nas províncias de Al Hodeida, Raymah e Hajjah, consultado pela agência Efe, o número de vítimas mortais subiu 86 pessoas.

Isto eleva para 98 o número total de vítimas das inundações no Iémen, devastado pela guerra, já que no início de agosto o Governo iemenita reportou a morte de 12 pessoas, incluindo três militares, nas áreas que controla na província de Al Hodeida.

O relatório dos houthis refere que o fluxo contínuo das inundações na planície de Tihama, com origem nas terras altas montanhosas ocidentais, ainda pode causar mais perdas humanas e materiais.

As inundações no Iémen, provocadas pelas fortes chuvas nas últimas semanas, afetaram mais de 250 mil pessoas só em agosto, informou na segunda-feira o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

A agência da ONU recordou que, nas últimas semanas, as chuvas torrenciais e inundações causaram danos em casas e abrigos de pessoas deslocadas internamente, muitos dos quais não podem ser reparados, enquanto os "meios de subsistência que já estavam por um fio foram arrasados".

O mau tempo agravou uma situação humanitária já de si terrível no país devastado pela guerra, levando o Governo iemenita internacionalmente reconhecido a pedir ajuda à comunidade internacional, na semana passada, para enfrentar os danos causados pela tempestade.

Travessia do Iémen um perigo para os migrantes africanos

03:07

This browser does not support the video element.