1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaEstados Unidos

Super Terça-Feira nos EUA: Donald Trump soma e segue

AFP | Lusa
6 de março de 2024

Nos EUA, Donald Trump venceu os primeiros 11 estados em jogo na Super Terça-Feira e o Presidente Joe Biden foi dado como vencedor em 13, de acordo com as últimas projeções da imprensa local.

USA | Palm Beach | Vorwahlen des Staates | Trump
Foto: Evan Vucci/AP Photo/picture alliance

Perante os seus apoiantes, o antigo Presidente dos EUA, Donald Trump, classificou a sua conquista na Super-Terça como "uma grande vitória":

E a primeira reação de Trump foi a seguinte: "Muito obrigado. Chamam-lhe Super Terça-Feira por uma razão. Esta é uma das grandes. E dizem-me, os especialistas e outros, que nunca houve uma vitória como esta, nunca houve nada tão conclusivo assim. Foi uma noite espantosa. Um dia espetacular. Foi um período incrível na história do nosso país.

Mas nem tudo foi perfeito para o ex-Presidente: "Foi triste em muitos aspetos, mas penso que vai ser inspirador, porque vamos fazer algo que, francamente, ninguém foi capaz de fazer durante muito tempo."

Já o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que Trump, favorito do Partido Republicano, está "determinado a destruir" a democracia do país.

"Está determinado a destruir a nossa democracia e a retirar direitos fundamentais como a capacidade das mulheres de tomarem as próprias decisões em matéria de cuidados de saúde", disse.

A única corrida perdida do lado democrata na Super Terça-Feira foi em Samoa Americana, um pequeno território dos EUA no sul do oceano Pacífico. Biden foi derrotado pelo candidato desconhecido Jason Palmer, por 51 votos contra 40.

Biden e Trump, os favoritos nas eleições norte-americanasFoto: ABACA/IMAGO;AP Photo/picture alliance

A antiga embaixadora dos Estados Unidos na ONU Nikki Haley ganhou em Vermont, na única vitória até ao momento contra Donald Trump. Os resultados ainda não são conhecidos em Utah e no Alasca. 

Biden: "Ele é movido por ressentimento e rancor"

Trump e Biden são os favoritos dos respetivos partidos para se confrontarem em novembro nas eleições presidenciais norte-americanas.

"Os resultados desta noite deixam o povo americano com uma escolha clara: vamos seguir em frente ou vamos permitir que Donald Trump nos arraste para trás, para o caos, a divisão e a escuridão que definiram o seu mandato?", questiona ainda Biden em comunicado.

"Se Donald Trump regressar à Casa Branca, todo este progresso está em risco. Ele é movido por ressentimento e rancor", acrescentou.

 Já Trump disse que os resultados de terça-feira "são conclusivos" e significam que deve ser o candidato republicano.

A Super Terça-Feira é o dia em que 15 estados e um território votam nas primárias para escolher os candidatos democratas e republicanos à Casa Branca, que este ano, salvo alguma surpresa, serão Biden e Trump.

Tradicionalmente, a Super Terça-Feira é considerada um ponto de viragem na corrida presidencial, uma vez que são distribuídos mais de 35% dos delegados que escolhem os candidatos dos dois partidos, mas este ano ambas as nomeações estão praticamente fechadas.

Trump em tribunal: Pode dizer-se tudo?

03:44

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema