"Tentativa de subversão da ordem constitucional" em São Tomé
Ramusel Graça
21 de junho de 2018
As forças de segurança são-tomenses desmantelaram uma alegada tentativa de golpe de Estado na quarta-feira (20.06) que visava eliminar fisicamente o primeiro-ministro, anunciou o Executivo. Duas pessoas estão detidas.
Publicidade
O deputado da oposição Gaudêncio Costa, ex-ministro da Agricultura e membro da comissão política do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), e Ajax Managem, um sargento das Forças Armadas, foram detidos pelas forças de defesa e segurança são-tomenses por alegada "tentativa de subversão da ordem constitucional através do assassinato do primeiro-ministro" Patrice Trovoada, anunciou o executivo em comunicado.
"Os elementos recolhidos até então pelos serviços revelam para além da premeditação, uma forte determinação na execução dos seus desígnios, cumplicidade nacionais e estrangeiras, cabendo agora ao Ministério Público e a Polícia Judiciária esclarecer", lê-se no comunicado assinado pelo ministro da Defesa e Ordem Interna, Arlindo Ramos, ao qual a DW África teve acesso.
O Ministério da Defesa adianta ainda que caberá ao Ministério Público e à Polícia Judiciária "esclarecer mais pormenores enquanto, por outro lado, as investigações continuam de modo a trazer para a justiça todos os implicados".
Devido à alegada tentativa falhada de subversão da ordem constitucional, as forças de segurança encontram-se de prevenção na defesa da legalidade da Constituição e do Estado de direito.
"O país está calmo, sob controlo do Governo da República, devendo todos prestar a sua colaboração para preservação da paz e tranquilidade caraterístíca do nosso país", indica o documento.
O desmantelamento desta tentativa de subversão da ordem constitucional é anunciada numa altura em que o Presidente da República, Evaristo Carvalho, terminou o ciclo de visita às forças militares e para-militares com o objetivo de constatar in loco a situação da defesa no arquipélago.
São-tomenses recebem Ano Novo com "Banho Santo"
O "Banho Santo" é uma tradição que repete todos os anos em São Tomé e Príncipe. No primeiro dia de cada novo ano, as pessoas vão às praias para "lavar" o ano velho e preparar o corpo para as coisas boas.
Foto: DW/R. Graça
Preparar o corpo
A cada aurora do novo ano, os são-tomenses cumprem a tradição nas primeiras horas do primeiro dia do Ano Novo. As pessoas dirigem-se às praias para "lavar" o ano velho e preparar o corpo para atrair coisas boas no ano que começou. O "Banho Santo" não tem um ritual específico. O importante é mergulhar o corpo na água salgada.
Foto: DW/R. Graça
Novo ano e nova vida
Eterno esplendor da beleza divina: 36º graus anunciava a meteorologia no primeiro dia de 2018, em São Tomé e Príncipe. Céu nublado e claridade no fundo da linha do horizonte são os detalhes das primeiras horas do dia 1 de janeiro. Um dia em que os são-tomenses se preparam para o novo ano.
Foto: Ramusel Graça
Um banho imperdível
Os são-tomenses fazem de tudo para cumprir, rigorosamente, a tradição do "Banho Santo". As instâncias balneares enchem-se de pessoas vindas de todos os cantos do país. Transportes agrícolas são usados como meios alternativos para levar os banhistas às praias, sobretudo os que vivem longe.
Foto: DW/R. Graça
A segurança dos banhistas
Nadadores salvadores, voluntários da Cruz Vermelha, brigadas de trânsito, serviços de auxílio são montados pelas autoridades nas instâncias balneares mais frequentadas do arquipélago. Nas tendas de campanha e nas ambulâncias, os bombeiros orientam os mais novos.
Foto: DW/R. Graça
Oportunidade de negócio
Janeiro é considerado, por alguns, como mês de aperto financeiro e de contenção. As irmãs Juliana e Eufrásia Mendes aproveitam o momento para conseguir algum dinheiro. O milho, a jaca e o gelado são os alimentos que têm mais saída nas praias.
Foto: DW/R. Graça
E depois do banho?
Depois do banho que retempera a alma e o corpo para os próximos 364 dias, cada um diverte-se como pode. Seja com um jogo de futebol ou com brincadeiras milenares, como saltar à corda na praia.
Foto: Ramusel Graça
Bnaho com música
Agrupamentos musicais financiados pela edilidade de Água-Grande animam os banhistas durante o "Banho Santo", sobretudo nas praias da Ilha e Lagarto no centro da capital do país. O ambiente festivo prolonga-se pela noite dentro.