Terrorismo: 3 mil casas revistadas em Cabo Delgado
13 de janeiro de 2022Segundo Alberto Napovo, comandante da Polícia da República de Moçambique em Mocímboa da Praia, durante as operações foram encontradas fardas das Forças de Defesa e Segurança.
Suspeita-se que o equipamento tenha sido usado pelos rebeldes para se infiltrarem nas fileiras das forças governamentais.
Após mais de um ano nas mãos de rebeldes, Mocímboa da Praia foi saqueada e quase todas as infraestruturas públicas e privadas foram destruídas, bem como os sistemas de energia, água, comunicações e hospitais. Cerca de 62 mil pessoas, quase a totalidade da população, abandonaram a vila costeira devido ao conflito nos últimos quatro anos.
"Mocímboa da Praia está controlada"
A ofensiva das tropas governamentais ganhou vigor em julho do ano passado, com o apoio de forças de Ruanda e, posteriormente, da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), permitindo aumentar a segurança e recuperar várias zonas da vila.
"Toda a área de jurisdição de Mocímboa da Praia está controlada pela força conjunta e todos os dias estamos a desenvolver atividades de patrulhamento nas zonas em que desconfiamos que esteja o inimigo", disse Napovo em declarações à Televisão de Moçambique.
O comandante promete uma "vigilância cerrada" quando as populações começarem a regressar às suas residências.