Rendidos à evidência. Os responsáveis da UEFA retificam posições e confirmam a utilização do árbitro de vídeo já a partir dos oitavos de final da Champions League.
Publicidade
Rendidos à evidência. Os responsáveis da UEFA, inicialmente reticentes em relação à introdução do VAR (acrónimo para a expressão inglesa "Video Assistant Referee") como ferramenta de apoio nos encontros das suas principais competições, retificam posições e confirmam a utilização do árbitro de vídeo já a partir dos oitavos de final da Champions League.
UEFA antecipa "timing" de introdução do VAR
Depois de a FIFA ter oficializado o VAR como elemento integrante das equipas de arbitragem dos seus encontros em fases finais, o caminho para a adoção deste sistema por parte das confederações continentais (designadamente a UEFA, pela Europa, e a CONMEBOL, pela América do Sul, as mais poderosas e capazes técnica e financeiramente) ficou aberto. Era uma questão de decisão "política" que, no caso do organismo que gere o futebol europeu, encontrou no próprio presidente um adepto pouco convencido. O esloveno Aleksander Čeferin remeteu uma tomada formal de posição para o decurso desta temporada, mas foi forçado a antecipar o "timing" previsto (a próxima época), em face de algumas situações em que a disponibilidade do VAR teria concorrido para decisões diferentes (e mais corretas) das equipas de arbitragem.
Agora comandada pelo ex-árbitro "internacional" italiano Roberto Rosetti, a Comissão de Arbitragem da UEFA tem vindo a preparar os seus juízes para a entrada em funções como árbitros assistentes de vídeo já na próxima semana, para os oitavos de final da Champions League. Portanto, os últimos 29 jogos da competição principal entre clubes na Europa terão VAR, o que sucederá, igualmente, na final da Liga Europa, em Baku, no Azerbaijão, na "final four" da Liga das Nações, no Porto e em Guimarães, em Portugal, e na fase final do Europeu de "sub 19", em Itália e San Marino.
Testes rigorosos para dezenas de árbitros europeus
Um numeroso conjunto de árbitros europeus esteve a semana passada em Lisboa, para uma ação destinada a juízes dos principais grupos da UEFA, enquanto esta semana decorre, na cidade espanhola de Málaga, um "workshop" especificamente sobre a introdução do VAR nas competições europeias.
Muitos dos juízes envolvidos estiveram já na Taça das Confederações, em 2017, nos Mundiais de Clubes de 2017 e 2018 ou no Mundial da Rússia, no ano passado, provas que contaram com equipas de arbitragem alargadas, cada qual integrando quatro vídeo-árbitros (um principal e três assistentes).
Os resultados apurados nestas provas, considerados altamente positivos pelos principais dirigentes mundiais, foram, de resto, uma das fortes motivações para a antecipação, por parte da UEFA, da adoção de semelhantes medidas. Aleksander Čeferin sublinha, a esse propósito, estar "convencido de que elas serão benéficas para as nossas competições, providenciando uma ajuda muito útil aos árbitros."
Quando deve o VAR atuar?
São quatro as situações de jogo em que o VAR pode (e deve) intervir: em caso de golos (avaliando se há falta ou "fora de jogo" em lances que resultem na obtenção de golos), nas grandes penalidades (verificando se há razão para a sua marcação ou se, pelo contrário, terá sido incorretamente assinalada), nos cartões vermelhos (chamando a atenção do árbitro central para eventuais jogadas merecedoras de expulsão e que, no relvado, tenham passado despercebidas ao juiz), e nas identidades trocadas (quando for admoestado um jogador errado, por troca com o real infrator).
Apenas nestas situações é admissível a intervenção do vídeo-árbitro, e, mesmo assim, a decisão final compete ao juiz em campo, após receber indicações através do sistema de comunicação que congrega toda a equipa de arbitragem (VAR incluído) e, eventualmente, com o recurso, ele próprio, a um monitor situado junto à linha lateral para tirar dúvidas após um alerta do VAR. Mesmo assim, há já registo de casos em que o árbitro em campo não acatou indicações do VAR, mantendo uma errada decisão inicial, como sucedeu com o alemão Felix Brych no encontro entre Sérvia e Suíça, no Mundial da Rússia. A sua atuação valeu-lhe, de resto, nota negativa e exclusão imediata da prova por parte dos responsáveis de arbitragem da FIFA.
Uma semana para a estreia
Dentro de oito dias, dois jogos farão, portanto, história no futebol das competições europeias: no estádio Olímpico, em Roma (no AS Roma-FC Porto) e em Old Trafford, em Manchester (no Manchester United-Paris Saint-Germain), estarão incluídos quatro novos elementos na equipa de arbitragem. Um VAR (árbitro assistente de vídeo) e três AVAR (assistentes do árbitro assistente de vídeo), cada qual com responsabilidades específicas na observação televisiva dos jogos, mas todos com o mesmo objetivo: ajudar a corrigir eventuais decisões erradas, partindo sempre do princípio de que, quanto menor for a sua intervenção, melhor será para o desenrolar de cada partida.
Liga dos Campeões: os apurados para os oitavos de final
Confira as 16 equipas que seguem para a fase a eliminar da competição mais importante de clubes. Benfica eliminado e FC Porto fez história. Sorteio no dia 17 de dezembro.
Foto: picture-alliance/dpa/A. Gusev
Borussia de Dortmund
Lider invencível na Bundesliga e primeiro lugar no Grupo A na "Champions", o Borussia de Dortmund fez uma primeira metade de época irrepreensível. A única derrota dos alemães foi frente ao Atlético de Madrid, na fase de grupos. A equipa comandada por Lucien Favre irá jogar os oitavos de final com uma das seguintes equipas: A.F.C Ajax, Liverpool, Lyon, Manchester United, Roma ou Tottenham.
Foto: picture-alliance/AP Photo/M. Meissner
Atlético de Madrid
Os atuais campeões da Liga Europa estão de regresso aos oitavos da Liga dos Campeões. Antoine Griezmann (foto), é o melhor marcador da equipa da capital espanhola, com quatro golos marcados na fase de grupos. O Atlético de Madrid ficou em 2º lugar do Grupo A e terá pela frente uma das seguintes equipas: Bayern Munique, Juventus, Manchester City, PSG ou F.C.Porto
Foto: Reuters/J. Medina
Barcelona
Pelo 15º ano consecutivo, o Barcelona apura-se para os oitavos de final da "Champions". Os campeões espanhóis venceram o grupo B, com seis vitórias e dois empates. Messi leva já seis golos e procura rumar à final e conquistar a sexta Liga dos Campeões para o Barcelona, mas o caminho terá um destes obstáculos para chegar aos quartos: Ajax, Liverpool, Lyon, Manchester United, Roma ou Schalke 04.
Foto: picture-alliance/D. Klein
Tottenham
O Tottenham ficou com os mesmos oito pontos que o Inter de Milão. No entanto, os ingleses, no confronto direto, marcaram em casa do Inter na derrota por 2-1, e os italianos ficaram em branco na derrota em Londres. Vantagem para o Tottenham, que segue para os oitavos, onde jogará com um dos segutntes cabeças-de-série: Bayern Munique, Dortmund, Juventus, PSG, FC Porto ou Real Madrid.
Foto: Reuters/D. Klein
Paris Saint-Germain
Os campeões franceses venceram o "grupo da morte". Na entrada para a última jornada da fase de grupos, o PSG tinha 8 pontos, mas só dependia de si próprio para seguir em frente e vencer o grupo C, o que aconteceu com a vitória sobre o Estrela Vermelha. PSG segue para os oitavos e jogará com uma das seguintes equipas: Ajax, Atlético de Madrid, Manchester United, Roma, Schalke ou Tottenham.
Foto: Reuters/B. Tessier
Liverpool
Os vice-campeões europeus jogaram uma vaga para os oitavos de final até ao último suspiro. O Liverpool venceu o Nápoli e relegou os italianos para a Liga Europa, assegurando o segundo lugar do grupo C. Salah (foto) deu a passagem aos oitavos, onde os atuais líderes da Premier League jogarão com um dos seguintes clubes: Barcelona, Bayern Munique, Dortmund, Juventus, FC Porto ou Real Madrid.
Foto: picture-alliance/PA Wire/P. Byrne
F.C.Porto
Os campeões nacionais venceram o grupo D, com cinco vitórias e apenas um empate. Percurso irrepreensível dos dragões,que igualaram o próprio recorde de 16 pontos, conseguido em 1996/97. Com quase 70 milhões de euros já acumulados, os "dragões" seguem para os oitavos, onde irá calhar em sorte um dos seguintes clubes: Ajax, Atlético, Liverpool, Lyon, Manchester United, Roma ou Tottenham.
Foto: Reuters/M. Vidal
Schalke 04
Irregularidade é o adjetivo certo para caracterizar a primeira metade da época do Schalke. Os vice-campeões alemães ocupam o 13º lugar da Bundesliga, estão nos oitavos de final da Liga dos Campeões, com um 2º lugar no grupo D. No entanto, o Schalke terá uma missão hercúlea se quiser chegar aos quartos de final. Barcelona, Juventus, Manchester City, PSG ou Real Madrid. Venha o diabo e escolha.
Foto: Reuters/T. Schmuelgen
Bayern de Munique
Os hexacampeões alemães vivem tempos turbulentos na Bundesliga, mas, na Liga dos Campeões, o Bayern não amoleceu e conseguiu vencer o Grupo E. No campeonato, o Bayern está a nove pontos do líder (Dortmund), mas a "Champions" é um alvo há muito prioritário para os homens da Baviera. Nos oitavos, será um dos seguintes clubes: Atlético Madrid, Liverpool, Lyon, Manchester United, Roma ou Tottenham.
Foto: Reuters/T. Kluiters
A.F.C. Ajax
Foi uma das grandes surpresas da fase de grupos da Liga dos Campeões. O Ajax discutiu o primeiro lugar do Grupo E, com o poderoso Bayern de Munique, com jovens valores a "ressuscitarem" a grande escola de formação do Ajax. Quatro vezes vencedor da "Champions", o Ajax vai jogar os oitavos com uma das seguintes equipas: Barcelona, Dortmund, Juventus, Manchester City, PSG, FC Porto ou Real Madrid.
Foto: Reuters/P. van de Wouw
Manchester City
Pelo segundo ano consecutivo, os campeões ingleses venceram o respetivo grupo na Liga dos Campeões. Os homens comandados por Pep Guardiola somaram quatro vitórias, um empate e uma derrota, o suficiente para vencer o Grupo F. O investimento milionário nos último anos "obriga" o City a um titulo europeu. Nos oitavos, segue-se um dos seguintes adversários: Ajax, Atlético de Madrid, Roma ou Schalke
Foto: Reuters/A. Yates
Olympique de Lyon
Qualificação difícil para o Lyon. Os franceses discutiram a segunda e última vaga do grupo F com o Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca. Com muita neve em Kiev, os franceses conseguiram um empate (1-1) e asseguraram um lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Agora, segue-se um dos seguintes tubarões: Barcelona, Bayern Munique, Dortmund, Juventus, FC Porto ou Real Madrid.
Foto: picture-alliance/dpa/U. Anspach
Real Madrid
Os tricampeões europeus em título seguem para os oitavos de final. Agora, sem Ronaldo, mas com o novo melhor jogador do mundo, Modrić, os "galáticos" cumpriram e venceram o grupo G. No entanto, não se livraram de sofrer a maior derrota em casa na "Champions", perante o CSKA, por 0-3. Nos oitavos, segue-se uma das seguintes equipas: Ajax, Liverpool, Lyon, Manchester United, Schalke ou Tottenham.
Foto: picture-alliance/AP Photo/A. Medichini
AS Roma
Depois do fantástico percurso europeu o ano passado, que terminou apenas nas meias-finais da Liga dos Campeões, o Roma cumpriu as expetativas e segue em frente para a fase a eliminar da competição. Os romanos ficaram em 2º lugar do Grupo G, atrás do Real Madrid. Nos oitavos, o adversário será uma das seguintes equipas: Barcelona, Bayern Munique, Dortmund, Manchester City, PSG ou FC Porto.
Foto: Reuters/M. Shemetov
Juventus
Os heptacampeões italianos foram os mais fortes e venceram o grupo H, deixando o Manchester United em 2º lugar. Com Cristiano Ronaldo, o céu é o limite, mas o alarme já soou em Turim duas vezes: derrota com o Manchester United e o modesto Young Boys. Os avisos estão dados e a fase a eliminar não se avizinha fácil: Ajax, Atlético Madrid, Liverpool, Lyon, Schalke ou Tottenham cairão em sorte.
Foto: imago/Insidefoto
Manchester United
Os tempos no Manchester United não têm sido fáceis. Em dezembro, o Manchester está já a 16 pontos do líder (Liverpool) da Premier League e eliminado da Taça da Liga. No entanto, os "red devils" conseguiram fintar a irregularidade nas competições nacionais e seguem em frente na Liga dos Campeões. Nos oitavos, o United jogará com: Barcelona, Bayern Munique, Dortmund, PSG, FC Porto ou Real Madrid.