1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Zimbabueanos orgulhosos de votarem ilegalmente em Moçambique

Nádia Issufo (Maputo)
14 de outubro de 2024

Zimbabueanos votaram ilegalmente em Moçambique. Alguns foram coagidos pela Zanu PF a apoiar Daniel Chapo da FRELIMO, enquanto outros se dizem orgulhosos de terem votado voluntariamente.

Imagem ilustrativa
Não é a primeira vez que os zimbabueanos são acusados de votar ilegalmente em MoçambiqueFoto: picture alliance/dpa/A. Ufumeli

Na edição desta segunda-feira (14.10), o jornal zimbabueano "New Zimbabwe" informa que "um número significativo de apoiantes do Zanu PF, incluindo um antigo vereador, votaram nas eleições gerais de Moçambique no sábado.

Segundo a publicação, o antigo vereador do Zanu PF, Edison Manyawi, vangloriou-se surpreendentemente de ter votado na FRELIMO perante as câmaras, apesar de ser ilegal.

"Estamos felizes com o que fizemos porque Moçambique é nosso vizinho e ajudou-nos durante a luta de libertação, por isso não hesitaríamos em ajudá-los a ganhar as eleições", disse Manyawi.

O jornal refere ainda que centenas de zimbabueanos votaram em Masvingo, Chegutu, Mutare e Harare.

Jovens e idosos receberam documentos de identificação moçambicanos e cartões de eleitor autênticos, antes de serem instruídos para votar em Daniel Chapo, candidato presidencial da FRELIMO, partido amigo de Harare, acrescenta a publicação. O "The Mirror" reporta com imagens os crimes eleitorais e respetivos depoimentos.

Recenseamento eleitoral ilegal

Já em abril, o jornal zimbabueano "The Mirror" tinha reportado o recenseamento eleitoral ilegal de milhares de cidadãos zimbabueanos para votarem em Moçambique.

De acordo com o site zimbabueano, "o processo de registo foi tão descarado que três repórteres do Mirror estão entre centenas de zimbabueanos registados numa estação em Nemamwa Growth Point, a 25 km a sudeste de Masvingo".

O partido histórico zimbabueano é uma formação camarada da FRELIMO, igualmente partido histórico. Entre eles reina o sentimento de interajuda em todos os momentos. A Zanu PF é frequentemente acusada pela oposição local de compactuar com fraudes eleitorais nos países vizinhos.

Não é a primeira vez que os zimbabueanossão acusados de votar ilegalmente em Moçambique.

Os números das eleições moçambicanas

01:16

This browser does not support the video element.